Resenha do Livro: Criatura & Criadores | Histórias para Noites de Terror

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

Eis que no mês do Halloween eu recebi de surpresa o livro Criatura & Criadores Histórias para Noites de Terror, lançado pela Editora Record. O livro reúne quatro contos de terror e mistério escritos por autores nacionais. Inspirada pela data, resolvi abrir espaço na minha TBR de Outubro para essa obra e aproveitar o clima do mês do horror, para embarcar nessa leitura.

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

Cada autor recriou a sua maneira uma história clássica de horror. Em A Criatura Raphael Draccon dá vida a uma estranho ser que aterroriza uma das comunidades carentes do Rio; Carolina Munhóz conta a história de um envolvente e sedutor empresário da Transilvânia dono da casa noturna mais badalada do momento. Frini Georgakopoulos nos transporta para uma faculdade onde, reza a lenda, há um fantasma ensinando belas jovens a cantar; e para finalizar Em O Sorriso do Homem Mau Raphael Montes nos apresenta o conto mais visceral da coletânea com uma história que revela o lado mais sombrio de um pai de família comum.

Clássicos do Medo reinventados por escritores brasileiros

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

Toda morte acontece por estágios. (A Criatura – Raphael Draccon)

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

Um dos autores nacionais que conheci em 2017, quando finalmente iniciei a leitura da trilogia Dragões de Éter foi o Raphael Dracoon. A minha experiência com o primeiro livro dessa série foi bastante positiva, sendo assim, as minhas expectativas eram bem altas para conferir um pouco mais de seu trabalho, dessa vez, em formato de conto. Porém, não consegui visualizar a profundidade da obra da Mary Shelley nesse Frankenstein moderno e a história de sua autoria, foi a que menos me envolveu.

Foi bacana conhecer o trabalho de outros autores brasileiros. Carolina Munhóz conseguiu retratar de maneira sedutora a figura do Drácula, resgatando a atmosfera dos vampiros clássicos. Frini Georgakopoulos traz uma história de forte conexão com a música, e apesar de não conhecer os detalhes do clássico francês O Fantasma da Ópera, e possivelmente, não ter captado todas as referências que a autora inseriu em sua versão, foi uma experiência bastante interessante de acompanhar. Mas, foi só no último conto que senti meu sangue realmente gelar. Raphael Montes dá vida a sua versão de O Médico e O Monstro, e a sua escrita tornou a história muito visual e com reviravoltas que acabaram por me surpreender.

Sobre a Edição

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

A mente humana tem a péssima mania de viajar para lugares obscuros, precipícios perigosos onde conhecemos o pior de nós mesmos. (O Sorriso do Homem Mau – Raphael Montes)

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

Assim que desembrulhei o pacote, me deparei com um livro de capa dura em uma edição bem amorzinho. É tão bom ser surpreendido assim, e ficar na expectativa para ver qual obra será, né?

Mas, apesar de uma capa bem bonita com detalhes em um cobre metalizado, preciso fazer uma ressalva com relação a resistência de sua encadernação. Logo no início da minha leitura um dos bloquinhos de páginas acabou descolando um bocado, vale lembrar, que eu me considero uma leitora bem cuidadosa, até… 

Resenha de Livro Criatura e Criadores Histórias para dia de terror

De qualquer forma, Criaturas & Criadores é uma obra bem interessante, para ter um gostinho do trabalho e estilo de escrita desses autores brasileiros. Acho que combina super bem para ler na época do Halloween (ou durante uma madrugada solitária), principalmente se você já conhece os clássicos que serviram de inspiração e já aterrorizaram tantas gerações.

Vocês já conheciam esse livro pessoal? Espero que tenham gostado da resenha, até mais!

Título: Criatura & Criadores: Histórias para Noites de Terror | ISBN: 8501112259 | Ano: 2017 | Especificações: 248 páginas | Editora: Record | Comprar: Amazon

Classificação do livro: 4 estrelas[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

Leia Também

16 Comment

  1. Adorei a proposta desse livro e a capa está bem bonita! Uma pena que a encadernação não esteja perfeita, mas a ressalva é importante para que a editora fique mais atenta!
    Das histórias, achei a da faculdade a mais inusitada e foi a que me deu mais vontade de ler… (obviamente porque não frequento mais uma, né, porque se eu frequentasse eu iria pular ahahahahaha).

    Beijos, Dai!

    1. Dai Castro says: Responder

      HAHAHA verdade, se ainda estivesse na faculdade pularia também hahaha!

  2. Eu não conhecia, mas essa capa é todo amor ne? Um dos livros que comprei que soltou assim as folhas no meio do livro foi Amanhecer da Saga Crepúsculo, lembro que eu fiquei bem chateada na época. Eu adoro esse tema de terror, suspense sabe, é meu tipo de leitura predileta.

    1. Dai Castro says: Responder

      Ahhh então vai adorar esse livro! Fica a dica pra tomar mais cuidado com essa edição, né? É mesmo bem ruim ver nossos livrinhos descolando

  3. Oi Dai, eu tinha achado essa edição tão bonita, pena que é tão frágil. :(
    Me interessei pelos contos, quero ler.

    Um beijo!

    1. Dai Castro says: Responder

      Espero que goste <3

  4. Carol Sena says: Responder

    ainda não conhecia, não leio muitas histórias de terror, mas acho que poderia dar uma chance com certeza, e essa edição ta linda

    Blog Entre Ver e Viver

    1. Dai Castro says: Responder

      São histórias bem tranquilas Carol, acho que vale a pena sim!
      Beijos!!

  5. Imagino a dor no coração quando vc viu descolando hauhauhauhauha
    Não sabia que os autores eram nacionais. Achei o livro lindo e a proposta incrível e mais uma vez fiquei com vontade de ler (depois de uma resenha sua). <3

    E O BOO FOI UM EXCELENTE MODELO PARA AS FOTOS hahahaha

    Beijos

    1. Dai Castro says: Responder

      Doeu na alma haha O boo é super fofo, né?

  6. Me interessei pelo livro apenas por causa do último conto, então não sei se vale a grana, sabe? Mas, pra compensar, tô pensando em conhecer todos os livros desse tão famoso escritor de terror Raphael Montes. Não sei se é ok, mas teu post me fez querer outros livros (?) hahahah

    Ah, nem preciso falar de como as fotos ficaram perfeitas, né? Teu feed no instagram e as fotos desse blog deixam meus olhos brilhando, sério. Parabéns mesmo!

    Beijão!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    1. Dai Castro says: Responder

      Ahhh que bom ouvir isso Mis! Me motiva a continuar sempre fotografando e atualizando o blog! O último conto é ótimo, eu fiquei com vontade de conhecer mais trabalhos do Raphael Montes também! haha Beijos!!

  7. A capa é linda! Não conhecia, são histórias diferentes do que costumamos ler de escritores brasileiros né? Parece ser interessante!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Ahh que bom que curtiu <3

  8. Oi dai, tudo bem?
    Ainda não conhecia a obra mas fiquei bem curiosa. Parece ter uma história bem instigante, e como curti bastante a leitura de Drácula, acho que curtiria esse livro também.
    É tão ruim quando esse tipo de coisa acontece. Já aconteceu com um livro que eu amava, mas acho que esse descolamento é coisa rara.
    A diagramação desse livro tá perfeita, simplesmente maravilhosa.
    bjus
    Amanda Almeida

    1. Dai Castro says: Responder

      O conto inspirado no Drácula é bem interessante! :)
      Descolar assim não acontece com muita frequência mesmo, devo ter dado “sorte” :(
      A diagramação está muito amorzinho mesmo!!
      Beijos!

Deixe uma resposta