Organizar o guarda-roupa para ganhar mais espaço é um grande desafio para muitas pessoas.

Com nossos horários cada vez mais apertados, nem sempre temos tempo para pensar nisso. Afinal, nós precisamos de muito tempo para avaliar cada peça e decidir o que vai ser descartado e o que vamos manter no guarda-roupa. Mas o que fazer quando não há espaço para isso?

Deixar suas roupas e outras coisas amontoadas de qualquer jeito não é a melhor opção. Suas coisas ficarão amassadas. Isso vai dar mais trabalho na hora de usá-las e vai prejudicar o visual e a funcionalidade do móvel. Para facilitar na hora de achar cada peça e otimizar o processo de escolha, você precisa fazer uma organização periódica no seu guarda-roupa.

A boa notícia? Existem vários truques para solucionar esse problema com praticidade e sem tomar tanto tempo. Veja 5 ideias que listamos aqui para ajudar a otimizar o espaço e manter seu móvel sempre organizado!

Dicas de organização de guarda roupa

Faça uma separação periódica das peças pouco usadas

Para começar a organizar, é preciso esvaziar todo o seu espaço e separar as peças menos usadas. Preste bastante atenção nessa etapa, já que você precisa decidir exatamente quais delas você quer manter e quais quer se desfazer.

Uma boa opção é guardar suas roupas e outros acessórios pouco usados em caixas etiquetadas. Essas caixas podem ser guardadas em outro lugar, desde que seja limpo, organizado e arejado. Assim, suas peças estarão sempre organizadas e adequadas para o uso quando você precisar!

Escolha um espaço adequado para cada item no guarda-roupas

O planejamento também faz parte da organização. Aqui, você precisa pensar nas melhores maneiras de separar os itens, pensando sempre na funcionalidade.

Caso o guarda-roupa não seja apenas seu, esse planejamento torna-se mais importante para evitar a confusão de peças e objetos pessoais e garantir a organização de cada pessoa.

caixas organizadoras e cestos

Utilize caixas organizadoras e cestos

As caixas organizadoras, os cabides e os cestos ajudam na separação e na organização dos itens. Recomendamos começar pelos cabides. Uma boa opção é colocar as roupas mais pesadas em cabides de madeira. As peças mais leves podem ficar nos cabides de plástico ou metal.

Todos os cabides devem ser organizados com o gancho virado para dentro. Isso facilitará o manuseio e dará um melhor visual ao guarda-roupa.

Use e abuse das portas do guarda-roupas

Usar as portas dos armários é uma ótima maneira de aproveitar o espaço, principalmente para as pessoas com os móveis pequenos ou que necessitam de um espaço a mais. Se você fixar ganchos nas portas, poderá ter um bom lugar para pendurar objetos pequenos, como cintos, bolsas, bijuterias etc. Você também pode aproveitar as portas para instalar organizadores de sapatos e espelhos.

Armazene as peças que não são usadas com tanta frequência em um self storage

O self storage é uma alternativa muito benéfica para armazenar os mais diferentes tipos de produtos, incluindo peças de vestuário, móveis, objetos decorativos, documentos, bebidas, dentre outras coisa.

Espero que essas dicas possam te auxiliar na organização da sua casa. Isso nos facilita tanto a vida! Até mais pessoal!

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Carol Justo

    22 de setembro de 2018

    Adorei muito esse post, o que eu quero fazer agora é organizar um guarda-roupa digital pra mim, colocar todas as peças que eu tenho em um aplicativo e também deixar salvo algumas combinações padrões para aqueles dias de correria, sacas? Parabéns pelo post, é genial, já me deu um animo pra arrumar minhas coisas

    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Responder

      Dai Castro

      26 de setembro de 2018

      Não tinha pensado nesses aplicativos!
      Já quero haha ainda mais se já ajuda na combinação de looks <3 haha
      Obrigada pela dica carol!

  2. Responder

    Carol Garcia

    25 de setembro de 2018

    Pode parecer loucura, mas eu amo organizar armarios!!!

    Viroumexeu to arrumando os meus, limpando e tirando as peças que não to usando. E boa parte disso é que ganho muita coisa que pessoas próximas desapegam praticamente novas!!

    É tão bom, vale a pena e parece que as coisas até fluem!!!

    Beijos

    • Responder

      Dai Castro

      26 de setembro de 2018

      Nossa que bacana!!
      Eu preciso me esforçar para fazer uma organização geral assim, mas faz um diferença tão grande na nossa vida, né? haha

  3. Responder

    Lívia Madeira

    26 de setembro de 2018

    nossa eu to precisando MUITO dar uma boa organizada no meu guarda roupa, ver oq nao serve,oq nao uso mais etc e com certeza organizar melhor para eu conseguir achar e usar melhor minhas peças

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Responder

      Dai Castro

      26 de setembro de 2018

      Essa organização é tão necessária e faz uma diferença que só vendo, né? haha Um beijo

  4. Responder

    Anny

    26 de setembro de 2018

    Esses é um dos meus dilemas, não que eu tenha muitas roupas, mas o espaço é que é pequeno mesmo.
    So preciso arrumar tempo para me organizar nesse sentido.

    • Responder

      Dai Castro

      26 de setembro de 2018

      O mesmo aqui viu Anny :/
      Meu espaço é beeem pequeno

LEAVE A COMMENT