Conhecendo a Pina_Luz de São Paulo

Há alguns meses fiz uma visita a Pinacoteca de São Paulo, a Pina_luz. O que mais me chamou a atenção para o passeio foi a arquitetura do local e realmente o prédio é bastante grandioso. Ele fica bem pertinho da Estação Luz do metrô, basta atravessar a rua e já alcançamos o museu.

Há ainda uma outra unidade apelidada de Pina_estação que fica no mesmo prédio do Museu da Resistência de São Paulo, esse espaço eu ainda não conheço, mas já é uma opção de passeio bacana para programar para o próximo ano :)

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

O ambiente é muito gostoso, pelo menos no dia em que fomos (um domingo), não havia muita agitação e a entrada foi franca, em dias normais o valor é bem baixinho a inteira custa R$6, é um passeio bem legal para aquele dia que você quer algo mais tranquilo e também tirar algumas fotos legais.

É permitido entrar com câmera fotográfica tranquilamente e fazer seus cliques nas áreas externas e internas (embora algumas exposições eventualmente possam não permitir o uso de câmeras).

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

A Pinacoteca tem um acervo de quase 10 mil obras de arte, eu certamente não consegui visitar todas as sessões. Há desde obras mais contemporâneas às obras mais clássicas, que me fizeram relembrar algumas aulas da escola de Artes e Língua Portuguesa que estudavam os principais movimentos artísticos do Brasil, uma pena que na época eu não me interessasse quase nada por isso.

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

Há ainda um Café nas instalações do museu, que possuí algumas mesinhas externas bem charmosas, com vista para o Parque da Luz. Não chegamos a entrar, porém na minha próxima visita quero aproveitar para conhecer também. No entanto, demos uma passadinha no parque após o passeio (com a câmera bem guardada na bolsa, claro), mas como não nos sentimos muito seguros não ficamos quase nada por lá.

Pinacoteca de São Paula Pina_luz

Ir até a Pina_luz me despertou uma vontade bem grande de conhecer outros museus da cidade, muitas vezes, ignoramos os passeios culturais que a cidade tem a nos oferecer, mas sempre é tempo de quebrar certos paradigmas. Eu sempre intitulei esses passeios como “chatos” (shame on me), mas a verdade é que gostei muito, de verdade.

Vocês já foram por lá? O que mais gostaram do passeio?

Pina_Luz | Praça da Luz. 2
Pina_Estação. General Osório, 66

18 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *