Resenha do Livro: Princesa das Águas da Paula Pimenta (Princesas Modernas #3)

Já imaginou como seria a vida das suas princesas favoritas da Disney nos dias atuais? A série Princesas Modernas da Paula Pimenta faz a releitura desses contos clássicos. Princesa das Águas, lançado pela Galera Record é o terceiro livro da série e conta a história de Arielle, a pequena sereia brasileira.

Foi através desse livro que tive o meu primeiro contato com a obra da Paula Pimenta, autora que já vendeu mais de 1 milhão de livros no Brasil.

Em Princesa das Águas somos apresentados a Arielle, uma das maiores estrelas do time de natação profissional do país que tem vaga garantida nas Olimpíadas do Brasil. Além de ser uma grande promessa de medalha na categoria, a garota de 16 anos também tem um dom nato para a música, mas diferente das irmãs que seguiram carreira de cantora e formaram a banda Mermaid Sisters, Arielle passa grande parte do seu tempo dentro das piscinas seguindo a rigorosa rotina dos atletas profissionais.

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

Não quero assistir a narrativa de outras pessoas, e sim fazer a minha própria história!

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

Apesar de parecer levar uma vida de sonhos, com sua coleção de troféus e medalhas, Arielle está longe de se sentir assim. Além de sofrer com a super proteção da família e desejar ter uma vida normal, como as adolescentes de sua idade, uma situação inesperada a coloca frente a frente com um verdadeiro príncipe encantado, o que a faz repensar diversos aspectos de sua vida.

Sim, esse amor a primeira vista contribuiu para bagunçar ainda mais a cabecinha da nossa protagonista. E a grande questão da história é se Arielle conseguirá se concentrar na maior competição da sua vida e ainda conseguir se aproximar do garoto de seus sonhos.

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

Sabe quando você tem certeza de que está prestes a fazer uma coisa da qual vai se arrepender profundamente, mas mesmo assim não resiste e acaba fazendo por impulso? Pois é…

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

Princesa das Águas nos traz uma história voltada ao público infanto-juvenil e evidencia os dilemas da adolescência adaptados a um conto de fada moderno. Acho que a proximidade do livro com a nossa realidade e cultura (mesmo que algumas situações sejam bem fantasiosas), faz com que muitos jovens leitores, possam se imaginar na pele da personagem, tornando um conto de fada possível de se realizar (pelo menos em seu imaginário).

O livro proporciona uma leitura bem leve, mas ao meu ponto de vista é bem bobinho também. Arielle é uma personagem extremamente ingênua e acaba sendo facilmente manipulada. Por ser baseado na clássica história da pequena sereia, através dos nomes “abrasileirados” dos personagens, já percebemos qual vai ser o rumo da história e a contribuição de cada um deles para o desenrolar dos fatos.

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

A edição ainda inclui as matérias da imprensa sobre a Princesa das Águas, os posts publicados no blog de uma das personagens, assim como, trocas de mensagens pelo celular. Esses elementos, ajuda a deixar a narrativa ainda mais dinâmica, além de ser algo que chama a atenção das crianças e adolescentes que já nasceram rodeados por esse tipo de tecnologia.

A obra aborda alguns temas recorrentes na nossa sociedade como a expectativa dos pais com relação a carreira de seus filhos, muitas vezes, transferindo a eles a responsabilidade de realizar algo que não tiveram a oportunidade e também a questão da falta de incentivo ao esporte no Brasil e a constante ameaça de perder patrocinadores.

Resenha de Livro Princesa das águas Paula Pimenta

A escrita da Paula Pimenta é bem informal, o que combina bastante com o tema da história e o seu público alvo. Porém, preciso destacar um aspecto que me incomodou bastante: o uso excessivo de reticências. Não sou a melhor pessoa para falar sobre a norma culta da nossa língua, mas chegou um momento em que antes de ler uma página eu contava a quantidade dos famosos três pontinhos no texto.

Quando me deparei com uma contagem de oito reticências em uma única página, me esforcei para não prestar atenção a esse detalhe, já que isso estava visivelmente comprometendo o meu envolvimento com a leitura.

Quanto a edição, simplesmente amei a ilustração da capa. Aliás, tanto Cinderela Pop, quanto Princesa Adormecida, que fazem parte dessa série são livros lindíssimos!

Vocês já conheciam Princesa das Águas? Gostam desse tipo de leitura? Até mais pessoal!

Título: Princesa das Águas | ISBN: 8576950081 | Ano: 2016 | Especificações: 368 páginas | Editora: Galera Record

Classificação do livro: 3 estrelas

[Esse livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record]

24 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *