Resenha do Livro: Candyman (Clive Barker) Darkside Books

Em 2016 tive a oportunidade de entrar em contato com a obra de Clive Barker através do clássico do Horror Hellraiser, agora a Darkside Books nos traz essa novidade doce e assustadora para os seus leitores com o lançamento de Candyman, mais uma icônica obra do autor.

Candyman é uma novela que apareceu primeiramente junto a uma coletânea de histórias de Baker intitulado The Forbidden.

Resenha de livro Candyman Darkside Books

Candyman | Clive Barker

Em pouco mais de 90 páginas somos inseridos na realidade de Helen Lyle. A história começa a ganhar forma quando Helen é atraída a um conjunto habitacional na periferia, cujo estado de deploração salta aos olhos.

O local é o retrato do abandono, os becos sombrios entre os prédios, com paredes totalmente preenchidas por pichações de todos os tipos, fornece o cenário perfeito para a coleta de materiais para o desenvolvimento de sua tese: “Pichação: A Semiótica do Desespero Urbano”.

Resenha de livro Candyman Darkside Books

Para que serve o sangue, senão para ser derramado?

Quando é surpreendida por histórias macabras de assassinatos ocorridos no conjunto habitacional e completamente fascinada por uma figura pintada na parede de um dos muitos apartamentos abandonados, Helen decide voltar algumas vezes ao local, mas o que primeiramente acontecia com o intuito de desenvolver a sua pesquisa, pouco a pouco, acaba se tornando uma espécie de obsessão.

Resenha de livro Candyman Darkside Books

Doces para um doce.

Candyman tem um ritmo bem bacana, mesmo sendo uma história curtinha ele oferece um suspense que é gostoso de acompanhar, diferente de Hellraiser, não encontramos aqui cenas gore, quando temos a impressão que todo o sangue derramado na narrativa irá jorrar pelas páginas.

Para quem já leu Deuses Americanos, conseguimos captar uma semelhança entre a essência das duas obras, a ideia de que entidades sobrenaturais se fortificam ou desaparecem à medida que mais (ou menos) pessoas passam a crer em sua existência.

Resenha de livro Candyman Darkside Books

O que os bons sabem (…) além do que os maus ensinam com os seus excessos?

Resenha de livro Candyman Darkside Books

Se você já sabe o filme de cor e salteado, o que não é o meu caso, talvez perceba as diferenças entre as duas obras conforme avança na leitura.

Vale lembrar que a adaptação também foi produzida por Clive Barker, o que garante, que apesar das mudanças, a essência do horror continua a mesma.

Sobre a Edição

Resenha de livro Candyman Darkside Books

A edição do livro está bastante clean com essa capa branca com uma textura “de favo de mel” que é difícil descrever. Ele ainda acompanha uma jacket de papel, e se você comprar pela loja da caveirinha ainda ganhará alguns marcadores exclusivos !

Resenha de livro Candyman Darkside Books

Ao final da leitura, encontramos alguns textos de apoio interessantes que situam e explicam melhor o contexto da obra.

Entre o zumbido incessante de abelhas e uma mão de gancho capaz de dilacerar quem se interpor em seu caminho, Candyman é aquele tipo de história que vale a pena ler em uma tacada só.

Quem aí já leu ou assistiu Candyman? Até mais pessoal !

Nota: ☆☆☆☆ | Título: Candyman  | ISBN: 8594540345 | Ano: 2018 | Especificações: 122 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *