Curta: A saga de Biorn (The Saga of Biorn)

Aproveitando que estou lendo os primeiros exemplares de One Piece, manga que se passa na grande “Era dos Piratas”, resolvi que seria um momento mais do que apropriado para Postar no Colorindo, um dos curtas metragens mais interessantes que eu já assisti. Me refiro “A Saga de Biorn”, um pirata Viking que decidiu que já estava na hora de morrer, mas antes de me aprofundar ao Curta, vamos conhecer um pouco sobre os Vikings?

Os Vikings eram originários da Escandinávia, região onde se situam hoje a Noruega, Suécia e Dinamarca. Em seus vilarejos, a vida era semelhante a qualquer outro povoado da época, tinham como atividades principais a agricultura e pesca. Acredita- se que uma das principais razões que os levaram a conquistar outros territórios foi o crescimento descontrolado da população e escassez de terras apropriadas para o plantio.

Os Vikings ganharam a fama de ser um povo violento e impiedoso. Saqueavam as cidades, levando qualquer coisa de valor, assassinavam os moradores, fossem eles inocentes ou não, e ainda queimavam as vilas atacadas para que fossem completamente destruídas, porém segundo alguns historiadores, os piratas Vikings agiam como qualquer outro povo da época, um fator relevante para essa “fama” diferenciada pode ser justificada por serem pagãos.

o velho Biorn

É sobre especificamente essa parte da cultura dos Vikings que o curta- metragem “A saga de Biorn” se baseia. Os Vikings adoravam entre outros deuses Odin, que segundo a crença, enviavam mulheres guerreiras que sobrevoavam o campo de batalha sobre o dorso de cavalos alados,(as Valquírias) para que escolhessem os guerreiros que iriam compor o exército de Odin em Valhalla (o céu dos Vikings), ou seja, somente os Vikings que morressem em batalhas poderiam ir para Valhalla onde seriam oferecidos tudo que um verdadeiro guerreiro Viking mais apreciava: Lutas, riquezas e festejos! É justamente em busca dessas mordomias, que o velho pirata Biorn decide que já está mais do que na hora de ir para Valhalla, então ele parte em busca de sua batalha final, mas são muitas as dificuldades que encontra pelo caminho…

Esse excelente curta- metragem dinamarquês, foi produzido em 2011 pelos alunos da escola de animação The Animation Workshop, um trabalho digno de qualquer estúdio profissional. Confiram! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *