Curiosidades: De onde vieram os Unicórnios?

De Onde Vieram Unicornios

Esses dias estava me perguntando “De Onde Vieram Os unicórnios?” assim iniciei essa pesquisa sobre esse ser místico que já fez parte de diversas culturas ao longo do tempo. Confesso que nunca imaginei que seus mitos fossem tão antigos e sua simbologia difundida em tantos lugares do planeta.

De Onde Vieram os Unicórnios?

De Onde Vieram Unicornios

Relatos sobre os unicórnios foram encontrados no Bestiário Grego chamado Physiologus, manuscritos que continham informações sobre animais e plantas e atribuíam significado místico as criaturas documentadas.

Algumas dessas lendas relatavam os Unicórnios como seres de pureza e bondade, dessa forma, somente donzelas puras conseguiriam domar o animal, deixando- os vulneráveis a ação dos caçadores. Outro motivo para ser comumente descrito com uma presença feminina ao lado, é a representação da união do feminino e do masculino, sendo para os alquimistas a representação do hermafrodita um ser que ultrapassa a própria sexualidade.

No cristianismo, a lenda foi adaptada para representar a castidade de Maria, passando a ser símbolo da encarnação do verbo de Deus.

Ao chifre dos Unicórnios são atribuídos poderes mágicos e medicinais. Segundo a lenda o chifre ofereceria proteção àquele que bebesse diretamente de um cálice feito com o chifre do animal. Na Idade Média o chifre constava no livro de remédios aprovados pela Sociedade Inglesa de Medicina, que utilizava- os em tratamento de diversas doenças além de servir como uma espécie de antídotos contra venenos.

O que explicaria o comércio de uma parte de uma ser “inexistente”, puramente mitológico, era que os comerciantes que vendiam os tais chifres a Europa, lugar onde a crença dos poderes dos Unicórnios era bastante difundida, ofereciam na verdade chifres de rinocerontes. Vale lembrar que possivelmente os chineses já utilizavam chifres de rinocerontes contra envenenamentos anos antes do nascimento de Cristo.

A imagem do Unicórnio pode ter sido inspirada em um animal pré- histórico que viveu na Terra a mais de 1 milhão de anos. O antílope possuía dois chifres frontais, que eram tão próximos um do outro que poderia dar a impressão de se tratar apenas de um.

A história do Unicórnio Chinês

Unicórnio Chinês - De Onde Vieram Unicornios-ColorindoNuvens01

Em algumas culturas a imagem dos Unicórnio não é como normalmente conhecemos: um cavalo branco, majestoso, de pelagem branca e chifre espiral sobre sua fronte. Uma descrição diferente é dada ao Unicórnio na cultura chinesa que tem o nome Ki lin e representa boa sorte, além do equilíbrio entre o feminino e o masculino, Yin e Yang.

A lenda chinesa descreve esse ser mitológico sendo um cavalo, com o corpo coberto por escamas, cauda peluda, podendo os machos desenvolver um chifre na fronte. Defendiam aqueles que eram inocentes e puros de coração, com habilidade diferenciadas, chegando até mesmo a cuspir fogo, sendo no extremo oriente considerado uma variante do dragão.

A aparição desses seres tornava- se tão difícil pois os Unicórnios só apareciam para pessoas que demonstrassem verdadeiro respeito à vida. Se vistos vivos, era sinal de boa sorte, se vistos mortos significavam um terrível mau agouro.

Os Unicórnios na Fantasia

Os Unicórnios, esses seres misteriosos com simbologia tão forte, após fazer parte de tantas culturas que ultrapassam milênios, vem sendo abordados de diferentes maneiras por autores de literatura fantástica.

J. K. Rowling em sua obra de sucesso mundial Harry Potter, atribui propriedades mágicas a essas criaturas, e em seu livro destaca que

(…) o sangue do Unicórnio poderia manter uma pessoa viva, mesmo quando ela está a beira da morte, mas a um preço terrível, a criatura que matar algo puro e indefeso para se salvar só terá uma semi vida amaldiçoada do momento em que o sangue lhe tocar os lábios. (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

 

Uni (Caverna do Dragão)

Uni Caverna Dragão - De Onde Vieram Unicornios

Já um dos mais famosos Unicórnios dos desenhos animados é o Uni, da Caverna do dragão (Dungeons e Dragons).

A história da linhagem de Uni é conhecida do quarto episódio da série, intitulado “Vale dos Unicórnios“. A relação entre o filhote de Unicórnio e Bob uma das crianças integrante da equipe, é abordada de forma bem profunda, uma vez que frequentemente os personagens demonstravam relutância em se separar definitivamente, quando surgia o portal para voltarem ao mundo real, local onde Uni certamente não conseguiria sobreviver pela sua natureza fantástica.

Espero que tenham gostado desse post cheio de curiosidades sobre os Unicórnios! Me siga nas redes sociais, há sempre novidades do blog por lá!

FacebookTwitterInstagramBloglovin

Leia Também

1 Comment

  1. diogo pau grande says: Responder

    mo legal sua pesquisa muito interesante

Deixe uma resposta