Curiosidades: Conheças as versões das Capas de Harry Potter pelo Mundo

capasHarryPotter-ColorindoNuvens

Em primeiro de setembro será comemorado o aniversário de 15 anos do lançamento do primeiro livro da Saga Harry Potter nos Estados Unidos, para celebrar a data a editora Scholastic irá relançar todos os sete livros da série, numa edição comemorativa que contará com as novas capas produzidas pelo escritor e ilustrador Kazu Kibuishi.

O artista conseguiu dar um ar bem mais sóbrio as capas que apesar de conterem desenhos mais adultos, continuam transmitindo toda essência dos livros, relatando seus principais acontecimentos. Em entrevista para editora, ele revela como encarou o peso da responsabilidade de fazer as novas versões das capas de uma das séries de livros mais vendidas da história. Segundo suas declarações, a ilustração mais trabalhosa foi a capa referente a “Harry Potter e a Câmara Secreta” que teve nada menos que 60 versões, antes do artista resolver iniciar tudo novamente do zero.

O lançamento está marcado para o próximo dia 27, porém aqui no Brasil ainda não há notícias se a editora ROCCO, que possui os direitos da série no país irá disponibilizar essa nova versão.

Abaixo o resultado do trabalho de Kazu Kibuishi, a minha preferida é a capa do quinto livro (Harry Potter e a ordem da Fênix) que na versão clássica tem uma ilustração que considero meio sem graça.

Harry Potter - Livro 1 - Edição Comemorativa

Harry Potter - Livro 2 e 3 - Edição Comemorativa

Harry Potter - Livro 4 e 5 - Edição Comemorativa

Harry Potter - Livro 6 e 7 - Edição Comemorativa

A versão clássica das capas lançadas no Reino Unido, Austrália e Canadá além de terem versões distintas para adultos e crianças foram feitas por diversos artistas. Abaixo as imagens da coleção infantil que tiveram como ilustradores Thomas Taylor em “Harry Potter and the Philosopher’s Stone”, Cliff Wright para os dois livros seguintes “Harry Potter and the Chamber of Secrets” e “Harry Potter and the Prisoner of Azkaban”, Giles Greenfield para “Harry Potter and the Goblet of Fire” e Jason Cockcroft responsável pelas trê ultimas obras da série “Harry Potter and the Order of the Phoenix”, “Harry Potter and the Half-Blood Prince” e “Harry Potter and the Deathly Hallows”.

Harry Potter - Livro 1 - UK Canada Austrália

Harry Potter - Livro 2 e 3 - UK Canada Austrália

Harry Potter - Livro 4 e 5 - UK Canada Austrália

Harry Potter - Livro 6 e 7 - UK Canada Austrália

E por fim, as capas que os brasileiros tanto conhecem. Essa versão que é a mesma lançada nos Estados Unidos foi criada pela artista Mary GrandPre! Depois de tantas ilustrações impossível não dar vontade de ir correndo reler os livros que marcaram minha infância/adolescência e que eu amo até hoje ♥

Harry Potter - Livro 1 - Brasil EUA

Harry Potter - Livro 2 e 3 - Brasil EUA

Harry Potter - Livro 4 e 5 - Brasil EUA

Harry Potter - Livro 6 e 7- Brasil EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *