Curiosidades – Conheça a História do Bidu da Turma da Mônica

Bidu-ColorindoNuvens

Hoje trago para vocês mais um post sobre a turma da Mônica e o personagem escolhido para conhecermos um pouquinho mais de sua história é o Bidu! É bem legal pesquisar sobre um assunto em específico, reunir e filtrar todas as informações encontradas e compartilhar com vocês aqui no blog.

Acho o momento mais do que especial para falar do cãozinho azul criado pelo Maurício de Sousa afinal, a Graphic Novel Bidu – Caminhos de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho foi lançada recentemente e tem como foco principal a origem da amizade entre o cãozinho e o Franjinha.

O personagem é considerado o primeiro integrante da Turma da Mônica e foi inspirado no cachorrinho da raça Schnauzer que o autor teve na sua infância, já o Franjinha trazia traços da personalidade de seu criador e também de um sobrinho de Maurício, a partir de então diversos outros personagens foram criados inspirados em alguém de sua convivência.

Evolução biduA evolução do personagem Bidu

Nas tirinhas iniciais, que eram publicadas semanalmente, os personagens ainda não possuíam a personalidade que conhecemos e nem mesmo, nomes. Foi só um ano depois de sua estreia, quando as publicações passaram a ser diárias que houve a “eleição” para o nome do personagem.

Muitos nomes esquisitos e engraçados foram sugeridos, até que um deles pegou: “Bidu”, essa expressão era na época muito utilizada para indicar esperto, sabichão. Já com o Franjinha o nome surgiu justamente pelo fato do personagem possuir franjinhas de nanquim em formato de pequenas gotas.

A dupla agora “Bidu e Franjinha” permaneceu em preto e branco por bastante tempo ainda. Na época os jornais não possuíam cores e os personagens foram adquirindo a forma com que conhecemos hoje e ganhando suas cores características apenas 1963 na Folhinha de São Paulo.

Como vocês podem observar nas imagens do post, a evolução do personagem foi acontecendo gradativamente. Abaixo a comparação da capa do primeiro exemplar da revistinha do Bidu e o Encadernado Bidu 50 anos lançado em 2009.

Capas bidu
Atualmente, encontramos o Bidu vivendo grandes aventuras e fábulas ao lado de sua própria turminha. O engraçado é que o personagem na maioria das vezes sabe que está dentro de um gibi e faz o possível para criar histórias de sucesso que quase sempre não dão certo e ele recebe as inevitáveis cartas de reclamações de seus fãs.

Espero que tenham gostado do post, em breve mais novidades sobre a história de outros personagens de quadrinhos famosos aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *