Livro – Contos de Fadas da Editora Zahar

ContosdeFadas-Zahar-ColorindoNuvens

Contos de fadas são bem vindos em todas as idades. Quando somos crianças e estamos com a nossa imaginação a mil não há nada mais extraordinário do que fazer parte de histórias cheias de fantasia, animais falantes, bruxas malvadas e belas princesas. Já quando alcançamos a idade adulta temos a oportunidade de lançar um olhar mais crítico sobre esses clássicos contos e até mesmo conhecer as versões originais dessas histórias que sempre nos encantaram.

Contos de Fada da Editora Zahar é uma edição de bolso de luxo que reúne contos famosos de diversos autores como Charles Perrault, Hans Christian Andersen e os irmãos wilhelm e jacob grimm.

Diferente das adaptações ao qual tivemos contato na infância por meio dos filmes das Disney ou de outros livrinhos infantis, esses contos possuem um tom bem mais sério e porque não, macabro.

ContosdeFadas-Zahar-ColorindoNuvens ContosdeFadas-Zahar-ColorindoNuvens

As histórias fazem parte da cultura de diversos locais, que ganharam um caráter mais infantil à medida que o público alvo se modificou. No caso dos famosos contos atribuídos aos irmãos Grimm, que reuniram em seu livro histórias populares do povo alemão, as versões apresentadas já tinham sofrido algumas modificações para se adequarem a nova realidade e por isso, encontramos versões mais brandas.

Além de Rapunzel, Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e a Bela e a Fera. Encontramos muitas outras histórias como O Pequeno Polegar, O Gato de Botas, O Patinho Feio e até o conto que virou curta metragem A Pequena Vendedora de Fósforos.

contosfadas-zahar-colorindonuvens05 contosfadas-zahar-colorindonuvens06

Acho que todas as histórias infantis que fizeram parte da minha infância estão reunidas nesse livro de contos de fadas. O legal disso, é que pude conhecer a versão original de todas elas e realizar as inevitáveis comparações sobre o que foi adaptado ou completamente modificado.

No final de alguns dos contos encontramos uma moral da história em forma de texto ou de poema. Apesar de serem coerentes algumas me soaram um tanto machista como esta referente ao conto Pele de Asno: “Que uma jovem pode muito bem viver de água e pão, contanto que tenha belos vestidos”. Nos dias atuais esse pensamento não seria apropriado, principalmente pela antiga luta travada pela igualdade dos gêneros, mas, isso pode ter sido completamente aceitável dependendo da época.

contosfadas-zahar-colorindonuvens04 contosfadas-zahar-colorindonuvens02

A edição está super bonitinha, tem capa dura, ilustrações de diversos artistas e uma pequena biografia de cada autor, além disso, a leitura é muito suave e flui muito bem. O livro faz parte da Coleção de Clássicos da editora Zahar, os quais fazem parte histórias como Peter Pan, O Magico de Óz e Alice! Para quem deseja algo mais completo, há também a versão comentada do livro!

Eu gostei muito e vocês? Já conheciam essa coletânea de contos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *