Já faz bastante tempo que não indico curtas metragens aqui no blog. Essas produções geralmente têm muito a nos dizer e conseguem fazer isso em apenas alguns minutos, algo que muitos filmes de longa duração deixam a desejar.
Para escolher as produções que iriam fazer parte dessa lista de 3 Curtas Animados Para Assistir saí em busca de animações disponíveis no Youtube, levando em consideração algumas indicações que encontrei em outros blog e sites.
Achei esse processo de descoberta de novos curtas muito legal, já que, é raro eu não gostar de um curta-metragem. Geralmente são produções muito inteligentes, cada um sendo especial de uma maneira, seja por nos apresentar uma história inspiradora, por nos surpreender ou chocar.
Out of Sight
Vou começar falando de Out of Sight, uma produção chinesa de 2013 realizada por três colegas da National Taiwan University of Arts como projeto de graduação.
A história é super inspiradora e tem como foco uma garotinha que se perde de seu cãozinho Gogo quando este se solta da guia para perseguir um ladrão que roubou a bolsa de sua dona.
A partir daí a menina precisa encarar locais desconhecidos para tentar reencontrá-lo e nos mostra a sua percepção de mundo utilizando os seus sentidos e imaginação. Eu fiquei bem surpresa com esse curta, e não me atentei inicialmente ao seu real sentido. Vale muito a pena dar o play, o vídeo já teve mais de 5 Milhões de visualização do Youtube.
The Maker
Tratando sobre o tempo The Maker traz um visual que nos lembra muito as obras de Tim Burton. O protagonista é um coelho de pano, meio macabro e ao mesmo tempo simpático que busca criar a sua obra perfeita, pelo menos a seus olhos, antes que o tempo se esgote.
A premiada animação do estúdio americano Zealous, é feita totalmente em stop motion e o seu visual é incrível. A saga do protagonista nos faz refletir sobre o tempo e a busca por grandes feitos, afinal, “Life is what you make it.” (A vida é o que você faz dela).
El Empleo
No inteligente El Empleo nos deparamos com a desumanização da força de trabalho. O curta do argentino Patricio Plaza retrata uma sociedade em que todas as pessoas são retratadas como objetos de outras, tendo cada qual, uma função específica dentro de um contexto maior.
A verdade transmitida pela história é chocante, simplesmente, paramos e nos questionamos qual lugar estamos ocupando nessa sociedade visivelmente doentia, que promove a “coisificação” do ser humano!
Gostei bastante de fazer esse tipo de lista. Acho que posts como esse serão mais frequentes aqui no blog. Vocês já conheciam esses curtas-metragens? O que acharam? Por hoje é só, beijos e até a próxima!
Comecei a assistir curtas recentemente e fiquei simplesmente viciada! Descobri alguns apps na TV aqui de casa e todo dia dou uma olhada pra ver se tem novidade nos títulos. Gostei muito desses que você indicou, especialmente El Empleo, por se tratar de um tema no qual sempre penso.
Eu também gosto bastante de curtas-metragens, principalmente os de animação ;) Achei o El Empleo bem inteligente, também penso com frequência no assunto abordado por ele. Beijos!
ótima seleção :)
acho
Obrigada, Re :)
Dos três que você postou eu só não conheço um, o “The Maker”. E particularmente eu amo o curta “Out of Sight”, é sem explicação a beleza dele ♡ Adorei o post! Beijoos ♥
Já fazia um bom tempo que não assistia a curtas e quando descobri Out of Sight fiquei apaixonada! Hahaha The Maker já é um pouquinho mais sombrio, mas também nos passa uma mensagem bem bonita! Beijos!
Eu estou de queijo no chão por causa deste curta-metragem El Empleo, estou impactada, ele é muito forte e mostra a nossa realidade de forma bem direta e até um tanto “cruel”. Mas há momentos que é bom olhar vídeos assim.
Os dois primeiros curtas eu já vi, inclusive vi esta semana mesmo. É engraçado como os curtas tem tão pouco tempo e consegue carregar uma mensagem significante, mesmo com pouco tempo.
Gostei das escolhas de curtas para o post.
Beijinhos Dai.
Pois é Raquel! Eu também fiquei bem chocada com a realidade retratada em El Empleo, como você falou, às vezes é bom a gente levar esse tipo de susto. Que bom que gostou das escolhas!! Beijos!
Tive que compartilhar o “The Maker” na minha página! Chorei um pouquinho aqui desse lado, por é bem reflexivo né?
Super apoio a ideia de vc trazer mais publicações assim, porque eu AMO
Beijos
Concordo com você Clay! The Maker nos faz refletir bastante, sem contar no visual sensacional hahaha! Beijos!
Oi, Dai!
Eu adoro curta metragens também. Acho incrível que em poucos minutos é possível contar uma história profunda e bonita. Esse post é maravilhoso, até porque não só são curta metragens, são animações! Não conhecia nenhum desses, então daqui a pouquinho vou assistir porque nada mais gostoso do que terminar o dia vendo curtas bacanas. Obrigada pelas indicações!
Beijos!
Olá Mary! Curtas sempre me surpreende, geralmente eu gosto mais dos de animação. Sempre encontro produções legais! Espero que tenha gostado desses que eu indiquei no post haha! Beijos!
Ah gosto tanto de curtas. Faz tempo que não assisto um.
Adorei as indicações *-*
Que bom que gostou Thamires! Beijos ;)