Resenha do Livro: Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine

“Entrem, sentem-se, o espetáculo vai começar”. O Circo Mecânico Tresaulti foi a minha primeira experiência de leitura com a DarkSide Books. A história se mostrou diferente de tudo o que eu já havia lido. O tipo de narrativa fragmentada de Genevieve Valentine e os mistérios que envolvem essa trupe de artistas circenses transformou uma história relativamente simples, em algo que queremos decifrar.

Essa distopia Steampunk passa-se em um mundo onde cidades inteiras foram destruídas após inúmeras guerras. É nesse cenário que o circo segue o seu caminho levando alegria e arte por onde passa.

Circo Mecânico Tresaulti: A história

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Nós Somos o Circo que Sobrevive

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

No comando dessa caravana temos a Boss, a responsável pela criação do circo, capaz de consertar corpos mutilados pela guerra, introduzindo-lhes complexas estruturas mecânicas. É dessa forma, que uma forte e inquebrável ligação está selada: Uma vez parte da trupe, você nunca mais poderá sair.

No entanto, todas essas peculiaridades, também foram capazes de despertar a atenção para o mal. O governo passa a notar todo o potencial desses seres modificados e logo os vê como possíveis armas de guerra. E é justamente essa a luta de Boss, não deixar que as suas criações sejam usadas para outro fim, senão para a arte.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

O livro conta com uma narrativa não linear, além de usar várias pessoas gramaticais. Para aproveitar a leitura é preciso mergulhar de cabeça na história e tentar se ater a cada detalhe para não perder o fio da meada. Inicialmente esse tipo diferente de escrita me causou um certo estranhamento, mas por fim, achei que isso é um dos grandes diferenciais da obra. Consegui me ater a todos os mistérios que a autora joga na história, muitas vezes, sem criar um contexto para determinada situação.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

A maioria das pessoas não vive o suficiente para ver o circo duas vezes. Estes são tempos exaustivos

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Na maior parte do livro, entramos na história através do ponto de vista de Little George, o garoto que cola os cartazes do circo nos muros das cidades. Por meio de seus relatos vamos descobrindo detalhes da rotina do circo e de seus artistas, além dos conflitos existentes.

Uma das minhas maiores curiosidades era descobrir o passado dos personagens e os motivos que os levaram a procurar o circo. A partir do momento em que são aceitos por Boss, a sua antiga existência é deixada para trás, há uma verdadeira morte e ruptura com o passado. O legal é tentar entender como todo o processo funciona, apesar de que a autora não se preocupa em esmiuçar os fatos, nós leitores é que temos que preencher essas lacunas com a interpretação do que nos foi apresentado.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Achei bem legal a construção da história dessa maneira, apesar de não ser uma obra com grandes reviravoltas, o ponto alto são os personagens complexos e conflitantes, que apesar de suas partes mecânicas são essencialmente, humanos.

Essa edição limitada do Circo Mecânico Tresaulti está sensacional. A capa e a diagramação estão maravilhosas e o exemplar ainda acompanha um marca página. As ilustrações ficaram por conta do brasileiro Wesley Rodrigues e acrescenta muito a nossa experiência de leitura, ajudando na construção do clima da história e ambientação.

Vocês já leram essa história? Se interessaram pelo livro?

Título: Circo Mecânico Tresaulti | ISBN: 9788566636802 | Ano: 2016 | Especificações: 320 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon
Classificação do livro: 5 estrelas

22 comments

  • Para começar… que arte maravilhosa, estou apaixonada! Também estou apaixonada pelo enredo, tão diferente das distopias que costumamos ter contato. Mas vindo da Dark Side, é algo que poderíamos esperar, inovação. Com certeza estou interessada, em especial por esta edição linda!
    Beijo!

  • Oie Dai =)

    A DarkSide sempre arrasada nas edições deles, não é mesmo? Apesar de sempre ver esse livro no Instagram a sua é a primeira resenha que leio dele. Confesso que não gosto muito de circo, porém por mesclar dois estilos que eu adoro (distopia e steampunk ) fiquei bem curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  • Oi, Dai! =)
    Olha, eu não fazia ideia do que esperar sobre este livro. Desde que vi pela primeira vez nas livrarias ficava imaginando do que se tratava (eu não tinha lido a sinopse nem visto nada a respeito até agora). Por se tratar da DarkSide imaginava algo bem assustador, com palhaços assustadores e tal, algo bem macabro mesmo. (hehehehe) Achei super interessante o livro apresentar um cenário pós-guerra e a tentativa de trazer alegria mesmo em tempos difíceis. Fiquei bastante curiosa para saber mais a respeito dos humanos mecânicos. Acho que esse livro prenderia a minha atenção facilmente. ^^ Gostei muito da resenha! =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    • A história tem uns tons mais macabros, mas não precisa se preocupar que não tem palhaços assustadores não hahaha É uma história muito interessante, espero que goste tanto quanto eu <3 Beijos!!

  • Que interessante Dai, achei bacana essa coisa da narrativa não ser linear. Normalmente costumo gostar de livros que subvertem essas convenções. Fora que a premissa me pareceu ser bem bacana, adorei a indicação!

  • Nossa, que curioso isso de ser narrado por pessoas gramaticais diferentes. Nunca li nenhum livro assim. E também nunca li nada do gênero SteamPunk, mas tenho bastante curiosidade!
    Já tô querendo ler esse livro desde que essa edição LINDA foi lançada <3 Sim, me deixei levar pela capa hehe Mas depois vi que o livro tem bastante potencial e parece ser muito interessante! Minhas histórias preferidas são as que dão um destaque para os personagens.
    Gostei muito da resenha Dai <3 E as fotos ficaram incríveis (como sempre rs) *-*

    Beijos!

    • Além da edição a história me prendeu bastante Ju, principalmente pela maneira com que foi contada! Vale a pena ter na estante, espero que goste da leitura!!! Que bom que gostou das fotos, tinha outra ideia para elas, mas acho que assim também ficou bom, né? <3 Beijos!

  • Achei um pouco creepy e me lembrou o Circo da Noite, mesmo percebendo que não se trata da mesma história, mas fiquei muito interessada, hahaha.
    Já tinha visto esse livro em outros blogs, e a capa me chamou muito a atenção, porém nunca tinha parado para ler uma resenha sobre. Adorei!!
    Beijos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *