Resenha do Livro: Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

“Entrem, sentem-se, o espetáculo vai começar”. O Circo Mecânico Tresaulti foi a minha primeira experiência de leitura com a DarkSide Books. A história se mostrou diferente de tudo o que eu já havia lido. O tipo de narrativa fragmentada de Genevieve Valentine e os mistérios que envolvem essa trupe de artistas circenses transformou uma história relativamente simples, em algo que queremos decifrar.

Essa distopia Steampunk passa-se em um mundo onde cidades inteiras foram destruídas após inúmeras guerras. É nesse cenário que o circo segue o seu caminho levando alegria e arte por onde passa.

Circo Mecânico Tresaulti: A história

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Nós Somos o Circo que Sobrevive

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

No comando dessa caravana temos a Boss, a responsável pela criação do circo, capaz de consertar corpos mutilados pela guerra, introduzindo-lhes complexas estruturas mecânicas. É dessa forma, que uma forte e inquebrável ligação está selada: Uma vez parte da trupe, você nunca mais poderá sair.

No entanto, todas essas peculiaridades, também foram capazes de despertar a atenção para o mal. O governo passa a notar todo o potencial desses seres modificados e logo os vê como possíveis armas de guerra. E é justamente essa a luta de Boss, não deixar que as suas criações sejam usadas para outro fim, senão para a arte.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

O livro conta com uma narrativa não linear, além de usar várias pessoas gramaticais. Para aproveitar a leitura é preciso mergulhar de cabeça na história e tentar se ater a cada detalhe para não perder o fio da meada. Inicialmente esse tipo diferente de escrita me causou um certo estranhamento, mas por fim, achei que isso é um dos grandes diferenciais da obra. Consegui me ater a todos os mistérios que a autora joga na história, muitas vezes, sem criar um contexto para determinada situação.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

A maioria das pessoas não vive o suficiente para ver o circo duas vezes. Estes são tempos exaustivos

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Na maior parte do livro, entramos na história através do ponto de vista de Little George, o garoto que cola os cartazes do circo nos muros das cidades. Por meio de seus relatos vamos descobrindo detalhes da rotina do circo e de seus artistas, além dos conflitos existentes.

Uma das minhas maiores curiosidades era descobrir o passado dos personagens e os motivos que os levaram a procurar o circo. A partir do momento em que são aceitos por Boss, a sua antiga existência é deixada para trás, há uma verdadeira morte e ruptura com o passado. O legal é tentar entender como todo o processo funciona, apesar de que a autora não se preocupa em esmiuçar os fatos, nós leitores é que temos que preencher essas lacunas com a interpretação do que nos foi apresentado.

Resenha de Livro Circo Mecanico tresaulti - Darkside books

Achei bem legal a construção da história dessa maneira, apesar de não ser uma obra com grandes reviravoltas, o ponto alto são os personagens complexos e conflitantes, que apesar de suas partes mecânicas são essencialmente, humanos.

Essa edição limitada do Circo Mecânico Tresaulti está sensacional. A capa e a diagramação estão maravilhosas e o exemplar ainda acompanha um marca página. As ilustrações ficaram por conta do brasileiro Wesley Rodrigues e acrescenta muito a nossa experiência de leitura, ajudando na construção do clima da história e ambientação.

Vocês já leram essa história? Se interessaram pelo livro?

Título: Circo Mecânico Tresaulti | ISBN: 9788566636802 | Ano: 2016 | Especificações: 320 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon
Classificação do livro: 5 estrelas

RELATED POSTS

22 Comments

  1. Responder

    Nadyne Pedrozo Dias

    18 de outubro de 2016

    Eu comecei a me interessar por SteamPunk há pouquissimo tempo, então ainda não entendo nada sobre. Mas eu adorei essa capa, essa história… Tudo. Se pá vou comprar um desses pra mim :D

    • Responder

      Dai Castro

      18 de outubro de 2016

      Eu recomendo Nadyne !! Também nunca tinha lido uma distopia SteamPunk e amei <3

  2. Responder

    Allana Império

    18 de outubro de 2016

    Para começar… que arte maravilhosa, estou apaixonada! Também estou apaixonada pelo enredo, tão diferente das distopias que costumamos ter contato. Mas vindo da Dark Side, é algo que poderíamos esperar, inovação. Com certeza estou interessada, em especial por esta edição linda!
    Beijo!

    • Responder

      Dai Castro

      18 de outubro de 2016

      Sim,é algo bem diferente do que estamos acostumados! E a edição está maravilhosa <3 beijos!

  3. Responder

    Ane Reis.

    18 de outubro de 2016

    Oie Dai =)

    A DarkSide sempre arrasada nas edições deles, não é mesmo? Apesar de sempre ver esse livro no Instagram a sua é a primeira resenha que leio dele. Confesso que não gosto muito de circo, porém por mesclar dois estilos que eu adoro (distopia e steampunk ) fiquei bem curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • Responder

      Dai Castro

      19 de outubro de 2016

      É uma história bem diferente Ane! Se você gosta desses dois estilos, acho que você vai gostar sim do Circo Mecânico :) Beijos!

  4. Responder

    Kaila Garcia

    18 de outubro de 2016

    Que livro incrível, me apaixonei pela capa e por todos seus detalhes! Amei a história.

    http://www.kailagarcia.com

    • Responder

      Dai Castro

      19 de outubro de 2016

      Edição linda, né? <3

  5. Responder

    Débora

    19 de outubro de 2016

    Oi, Dai! =)
    Olha, eu não fazia ideia do que esperar sobre este livro. Desde que vi pela primeira vez nas livrarias ficava imaginando do que se tratava (eu não tinha lido a sinopse nem visto nada a respeito até agora). Por se tratar da DarkSide imaginava algo bem assustador, com palhaços assustadores e tal, algo bem macabro mesmo. (hehehehe) Achei super interessante o livro apresentar um cenário pós-guerra e a tentativa de trazer alegria mesmo em tempos difíceis. Fiquei bastante curiosa para saber mais a respeito dos humanos mecânicos. Acho que esse livro prenderia a minha atenção facilmente. ^^ Gostei muito da resenha! =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    • Responder

      Dai Castro

      19 de outubro de 2016

      A história tem uns tons mais macabros, mas não precisa se preocupar que não tem palhaços assustadores não hahaha É uma história muito interessante, espero que goste tanto quanto eu <3 Beijos!!

  6. Responder

    Camila Faria

    19 de outubro de 2016

    Que interessante Dai, achei bacana essa coisa da narrativa não ser linear. Normalmente costumo gostar de livros que subvertem essas convenções. Fora que a premissa me pareceu ser bem bacana, adorei a indicação!

    • Responder

      Dai Castro

      20 de outubro de 2016

      Bem diferente, né? Eu achei um diferencial essa narrativa mais fragmentada! Espero que goste da leitura! Beijos :)

  7. Responder

    Pâmela

    19 de outubro de 2016

    Que resenha intrigante, me despertou vontade de ler o livro, apesar de não ser do tipo de livro que geralmente gosto de ler. Fiquei mega curiosa e pelo jeito envolve o universo circense e eu amo isso *o*

    blog | facebook | instagram

    • Responder

      Dai Castro

      20 de outubro de 2016

      Só posso dizer que é um livro diferente de tudo o que eu já havia lido e me surpreendi! Espero que você também goste Pâmela <3 Beijos!

  8. Responder

    Amanda

    20 de outubro de 2016

    Melhor livro! Amo, amo. Tenho as duas edições maravilhosas <3

    • Responder

      Dai Castro

      20 de outubro de 2016

      Sim!!! A edição é sensacional <3

  9. Responder

    Juliana

    22 de outubro de 2016

    Nossa, que curioso isso de ser narrado por pessoas gramaticais diferentes. Nunca li nenhum livro assim. E também nunca li nada do gênero SteamPunk, mas tenho bastante curiosidade!
    Já tô querendo ler esse livro desde que essa edição LINDA foi lançada <3 Sim, me deixei levar pela capa hehe Mas depois vi que o livro tem bastante potencial e parece ser muito interessante! Minhas histórias preferidas são as que dão um destaque para os personagens.
    Gostei muito da resenha Dai <3 E as fotos ficaram incríveis (como sempre rs) *-*

    Beijos!

    • Responder

      Dai Castro

      23 de outubro de 2016

      Além da edição a história me prendeu bastante Ju, principalmente pela maneira com que foi contada! Vale a pena ter na estante, espero que goste da leitura!!! Que bom que gostou das fotos, tinha outra ideia para elas, mas acho que assim também ficou bom, né? <3 Beijos!

  10. Responder

    Clayci

    23 de outubro de 2016

    Ainda não fiz resenha do livro, mas me senti como vc enquanto lia, Queria saber a história pessoal de cada personagem ^^..
    Super adorei a análise <3

    • Responder

      Dai Castro

      23 de outubro de 2016

      Os personagens são muito interessantes, né? :) Fico feliz que tenha gostado!!

  11. Responder

    Thamires Oliveira

    1 de junho de 2017

    Achei um pouco creepy e me lembrou o Circo da Noite, mesmo percebendo que não se trata da mesma história, mas fiquei muito interessada, hahaha.
    Já tinha visto esse livro em outros blogs, e a capa me chamou muito a atenção, porém nunca tinha parado para ler uma resenha sobre. Adorei!!
    Beijos <3

    • Responder

      Dai Castro

      4 de junho de 2017

      Ele tem uma história bem diferente mesmo! Um tanto quanto creepy sim! hahaha Circo da noite eu não conheço, mas já vou procurar!!

LEAVE A COMMENT