Resenha do Livro: Donnie Darko, o Roteiro Original do Filme | Darkside Books

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar! Donnie Darko, obra do cineasta Richard Kelly lançado em 2001, tornou-se um dos filmes cult mais referenciado da cultura pop.

Eu sou apaixonada por essa obra intrigante, Donnie Darko é uma história inteligente que nos permite interpretar os fatos apresentados, não é a toa que diversas teorias sobre o filme circulam na Internet.

Donnie Darko, o Roteiro Original

Um adolescente perturbado, um coelho gigante assustador e teorias de viagem no tempo. Essa mistura improvável de elementos é o resultado de uma obra admirável que conquistou ao longo do tempo uma legião de fãs. Nessa edição especial de Donnie Darko lançado pela Darkside Books, temos em mãos o roteiro final do filme, foram dessas páginas que os atores e a equipe deram vida a um dos meus filmes favoritos, nem preciso dizer o quão feliz fiquei após tê-lo finalmente na minha estante, né?

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

Ali… do lado do sétimo buraco tem alguém de 1,80 metro vestindo uma fantasia grotesca de coelho. Donnie encara o coelho com nervosismo, sentindo uma onda de enjoo

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

É bom esclarecer que o livro não se trata de uma novelização do filme, mas sim do roteiro da obra na íntegra. No dá para afirmar que o livro é melhor do que o filme ou vice e versa, já que nesse caso, o livro é definitivamente o filme!

O prefácio fica por conta de Jake Gyllenhaal, ator que interpretou brilhantemente o Donnie Darko! Sabe quando você tem a sensação de que um papel foi escrito especialmente para um ator? Não consigo imaginar o protagonista sendo interpretado por outra pessoa, Jake consegue transmitir perfeitamente o tom da história. Ele revela em seu texto que quando o abordam perguntando “sobre do que exatamente se trata Donnie Darko?” ele sempre oferece a mesma resposta “Não faço ideia, o que você acha?” :)

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

– Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
– Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

Grande parte do livro é composto por uma entrevista super completa com Richard Kelly. O autor conta sobre a sua infância, educação, além de destacar todos os desafios que enfrentou para lançar o filme. Ao ler as suas respostas temos a oportunidade de conhecer e entender melhor as  influências e linha de raciocínio de quem criou uma obra tão desconcertante.

Nunca tinha lido um roteiro de filme, mas não tive problemas com a leitura, até porque, as cenas do filme estavam razoavelmente frescas na minha memória, Donnie Darko é uma história que de tempos em tempos, sinto a necessidade de ver novamente, pelo menos acontece comigo!

A Filosofia da Viagem no Tempo (The Philosophy of Time Travel)

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

Rezo para que isto seja apenas uma obra de ficção. Se não for, então rezo por ti, leitor deste livro. Se ainda estiver viva quando os acontecimentos previstos nessas páginas ocorrerem então espero que você possa me encontrar antes que seja tarde demais (A Filosofia da Viagem no Tempo)

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

O livro ainda conta com uma versão de A Filosofia da Viagem no Tempo de Roberta Sparrow, a Vovó Morte. No filme o livro é apenas citado, mas consegue explicar através da definição de Universo Tangente, Receptor Viventes, Viventes Manipulados, Mortos Manipulados e Artefatos, o contexto de viagem do tempo que envolve o universo de Donnie Darko. Achei um complemento sensacional e posso dizer que depois de ter acesso a esse material, fiquei mais segura sobre a minha interpretação da história.

O trabalho gráfico dessa edição está impecável. Adorei a escolha da capa (não poderia ser mais perfeita), há algumas ilustrações bem bacanas e algumas fotos da película. Há um destaque bem legal o soundtrack oitentista da trama, grande parte composta por alguns clássicos do pop rock da época.

Resenha de livro Donnie Darko Darkside books

Estava com esse livro aqui em casa há algum tempinho, mas resolvi trazê-lo aqui para o blog, no nosso Especial Halloween, vale lembrar que a trama se passa as véspera do Dia das Bruxas, não poderia ter encontrado data mais apropriada para postar essa resenha!

O roteiro original de Donnie Darko é uma obra obrigatória para todos os seus fãs, mas também funcionará super bem como primeiro contato com a história de Richard Kelly! Espero que tenham gostado, pessoal! Até mais :)

Título: Donnie Darko | ISBN: 9788566636994 | Ano: 2016 | Especificações: 240 páginas | Editora: DarkSide Books | Comprar: Amazon

classificação-favorito

Leia Também

26 Comment

  1. Wake Up!
    Queria saber de onde tiraram a inspiração pra fazer a fantasia do Frank!

    1. Dai Castro says: Responder

      Humm sabe que eu não sei Re! Vou ter que pesquisar :)

  2. Lembro que quando assisti o filme pela primeira vez eu não tinha entendido nada e fiquei me perguntando sobre.. Anos depois que eu assisti de novo e pude me apaixonar..
    A trilha sonora desse filme tbm é maravilhosa.
    Ainda não comprei o livro, mas está na minha listinha <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Vale a pena ter na estante Clayci! É uma obra muito caprichada e o legal é que entramos mais a fundo no universo do Donnie Darko! Sensacional! Beijos!!

  3. ainda não li,mais meu filho tem um amigo que me falou maravilhas do livro.
    A capa é linda!! E parece que dentro do livro tb é bonito.
    amo tuas resenhas,dá vontade de ler os livros rapidinho^^
    beijos^^ Amo colorir nuvens com vc.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      A edição está ~MARAVILHOSA~ Dayse!! Sério! É um livro que vale muito a pena conhecer e ter na estante! Fico muito feliz de vê-la por aqui!Beijos!

  4. _aqui com a música do filme na minha cabeça_
    estou super louca por esse livro. muito!
    acho que a leitura deve ser que nem o filme, quanto mais a gente assiste, deve assistir de novo!
    =*** muá!

    1. Dai Castro says: Responder

      A trilha sonora é tão maravilhosa, né? <3 haha

  5. Eu já vi, diversas vezes, imagens iguais a dessa capa, mas sou muito bocaberta e não sei porque nunca pensei em pesquisar de onde vinha, de onde era. Agora, lendo tua resenha, fiquei com vontade de comprar esse livro e ler :D Lindo para se ter na estante também né, como decoração!

    1. Dai Castro says: Responder

      Eu particularmente sou apaixonada pela obra, Nadyne! Vale a pena também assistir ao filme, é bem diferente, marcante <3 Livro lindo para se ter na estante sim!! *-*

  6. Nunca vi este filme, nem li o livro, me julguem. Não lembro se não ouvi falar antes, ou não me interessei. Mas como é de praxe, tudo o que você recomenda eu tenho que conhecer então, ao menos o filme, vou assistir kkkk. De antemão, aviso, estou cheia de curiosidade!
    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Acho super válido Allana! Assista cheia e curiosidade sim! A obra é bem diferente! Espero que goste tanto quanto eu <3 Beijos!!!

  7. Que legal!
    Não conheço a história, mas me pareceu bem interessante.
    E ah, como nao falar da capa desse livro? <3 <3 <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Capa Linda, né? <3

  8. Olá Dai,

    Sua resenha sobre este livro ficou muito boa, afinal, não é um livro em si, mas sim um roteiro de um filme controverso. Por isso, acho que seu post ficou bem interessante. Eu morro de vontade de ler “A Filosofia da Viagem no Tempo de Roberta Sparrow”, já procurei o livro e o PDF várias vezes e nunca encontrei, infelizmente.

    Um beijo,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    1. Dai Castro says: Responder

      É bem isso Ruh, trata-se do roteiro e de vários outros elementos bem legais que complementam a obra como a entrevista e o livro da vovó morte :) É um livro bem bacana para se ter na estante :) Beijos!!

  9. Eu sou apaixonadíssima por esse livro. Fiquei louca ao saber que a DarkSide ia publicá-lo, ele é muito bem feito né? E foi graças a ele que eu consegui entender mais sobre toda a loucura que acontece do filme.

    Não sei você, mas a cada vez que assisto o filme ou releio esse livro eu acabo interpretando as coisas de forma diferentes. Isso é muito massa!

    Adorei seu blog, beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      É verdade, a gente sempre nota um detalhe que passou despercebido mesmo! Essa edição está muito caprichada! Orgulho de ter na estante, né? <3 Beijos!

  10. Já tinha muita curiosidade sobre o filme e com o lançamento do livro fiquei ainda mais animada para conferir essa obra. Essa edição ficou linda! Beijos!

    https://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      Vale a pena conhecer essa história! Edição sensacional mesmo <3

  11. Eu só assisti a esse filme uma vez e ele me deixou meio confusa. Mas acho que a intenção do filme não é mesmo que você saia com todas as respostas, né? Preciso ver novamente para saber se teria uma interpretação diferente.
    E fiquei bem interessada nesse livro pelos complementos que ele traz, principalmente A Filosofia da Viagem no Tempo. Acho que deve dar uma ajudada na minha confusão hehe.
    Gostei muito do estilo do post Dai! Achei que os destaques que você fez ficaram bem legais :)

    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      Essa é justamente a proposta do filme Ju! Acho que por isso ele é tão marcante para muitas pessoas. O livro é um ótimo complemento :) Que bom que gostou!! Beijos!!!

  12. Eu adoro Doonie Darko e nunca tinha pensado em ler o roteiro original! Agora quero, acho que vai me ajudar a tecer ainda mais reflexões sobre esse filme incrível!

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim, ajuda bastante Mary! Donnie Darko é incrível mesmo! Beijos! ^^

  13. Eu nunca assisti ao filme, mas tenho uma amiga que era viciada! Ela falava desse filme toda hora quando a gente era adolescente, hahaha! Vou indicar seu post e dar uma chance ao filme (e, quem sabe depois disso, ao livro!) :)

    Beijo! ♥

    1. Dai Castro says: Responder

      Sim Dani!! Quem sabe você também não vira fã, né? :) Beijos!!

Deixe uma resposta