Resenha do Livro: The Beauty of Darkness (Crônicas de Amor e Ódio) | Darkside Books

E então cheguei ao fim das Crônicas de Amor e Ódio! Despedidas não são fáceis, mas acompanhar o amadurecimento e todos os desafios que a Princesa Lia teve que superar foi uma jornada e tanto!

Desde que terminei de ler The Kiss of Deception fiquei bastante empolgada para conferir os outros dois volumes da trilogia de Mary. E. Pearson! Tive a felicidade de receber esses dois livros na minha casa enviados pela Darkside Books, e coloquei-os como prioridade na minha lista de leitura. Foi muito gostoso emendar uma leitura na outra, até porque The Beauty of Darkness começa exatamente no ponto em que The Heart of Betrayal terminou.

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

Solto um grito e me prostro de joelhos,

incapaz de seguir em frente,

chorando pelos mortos,

chorando pelas crueldades,

e um sussurro me chama de muito longe:

Você  é forte,

Mais forte do que sua dor,

Mais forte do que o seu pesar,

Mais forte do que eles.

E eu me forço a ficar de pé de novo.

(As Palavras Perdidas de Morrighan)

Apesar de todo esse frenesi de minha parte, o final foi excelente? Não! Encontrei alguns probleminhas durante a leitura, como o ritmo dos acontecimentos, fatos importantes que acabaram esquecidos e a finalização apressada de algumas situações, mas colocando tudo na balança, o livro ainda sai com saldo positivo e parte desse sentimento é muito provavelmente por conta do apego que tive com os personagens e o empoderamento que vi em Lia durante toda a sua jornada.

Lembrando que se você não leu os dois livros anteriores, o texto a seguir pode conter spoilers dos acontecimentos!

The Beauty of Darkness | O Último Livro da Trilogia

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

Nesse último livro das Crônicas de Amor e Ódio encontramos uma princesa Lia muito mais madura. A história se inicia quando ela ainda se recupera dos graves ferimentos que sofreu durante sua perigosa fuga de Venda e é Rafe, o príncipe de Dalbreck quem a acolhe enquanto ainda buscam um local seguro.

É chegada a tão esperada hora de trazer a público os traidores do Reino de Morrighan, e traçar uma estratégia para combater o exército mortal criado pelo Komizar em seu regime de opressão e violência.

Lia ainda precisa lutar para tomar as decisões e definir os rumos da própria vida, enquanto muitos tentarão impor a maneira correta que uma dama de linhagem real, deveria agir. A personagem encontra nesse jogo de incertezas, decisões que podem modificar completamente o rumo da sua vida, e a pergunta que paira no ar é: até que ponto Lia precisará sacrificar a sua individualidade e questões sentimentais em detrimento ao bem maior dos reinos ameaçados pelo exército do Komizar?

Algumas considerações sobre o desfecho

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

Se havia uma coisa que eu tinha aprendido era que o tempo era capaz de retalhar a verdade como se fosse uma folha de papel esquecida e acabada ao vento. Agora eu tinha que juntar os pedaços rasgados novamente.

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

É sempre difícil nos separarmos de uma história que nos prendeu desde o início, no entanto, acho que o ritmo do livro anterior acabou prejudicando levemente o andamento da parte final da trilogia. Certos acontecimentos poderiam ter sido melhor desenvolvidos em The Heart of Betrayal, dessa forma, vários fatos decisivos para o desfecho poderia se desenrolar de uma maneira mais fluida.

Em The Beauty of Darkness ainda temos inúmeras pontas soltas do enredo, e algumas delas, não tiveram a atenção merecida. Destaco aqui a participação de Kaden, um personagem que tinha bastante potencial, mas que de maneira repentina torna-se apenas uma sombra do temível Assassino de Venda que um dia ele fora.

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

A verdade é tão livre quanto o ar, e todos nós temos o direito de respirar tão a fundo quanto desejarmos. A verdade não pode ser contida na palma da mão de um único homem.

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

Também senti falta de uma explicação mais palpável em relação ao dom, o fato de Kaden manifestá-lo no segundo livro foi algo que instigou a minha curiosidade, mas foi algo que acabou caindo no esquecimento não sendo discutido ou até mesmo mencionado.

Apesar dessas observações, o livro me deixou ainda mais apegada a Lia, foi inspirador vê-la em uma posição de liderança, empoderada, assumindo riscos e traçando estratégias. Ela conseguiu impor a sua presença, assumir funções e lutar com bravura para o bem de Morrighan, Dalbreck e Venda e tenho certeza que isso aqueceu os corações dos fãs dessa trilogia.

Sobre a Edição

Resenha de Livro The Beauty of Darkness Darkside Books

Tudo em que eu conseguia pensar era: não importa quantos universos vão e vêm, sempre me lembrarei de quem éramos juntos.

Eu acho o trabalho gráfico dessa série impecável. É muito bonito ver os três livros na estante juntinhos. Completar uma série é uma sensação maravilhosa!

Uma pena a revisão ter deixado passar vários errinhos de gramática e concordância, algumas frases inclusive, não faziam muito sentido, nada que comprometesse o entendimento, porém, algo que precisa ser corrigido nas próximas edições.

Outros livros das Crônicas e Amor e Ódio

[smartslider3 slider=7]

As Crônicas de Amor e Ódio ainda é para mim, uma série que tenho bastante carinho. O universo criado por Mary. E. Pearson é muito interessante e consegue agradar os leitores e fãs de Fantasia. E vocês? O que acharam do desfecho dessa trilogia?

Classificação do livro: 4 estrelas

Título: The Beauty of Darkness | ISBN: 8594540116 | Ano: 2017 | Especificações: 576 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

12 comments

  • Eu ganhei The Kiss of Deception num sorteio há MESES e ainda não consegui nem adicionar à minha meta de leitura (e, se pensar bem, nem os que estão nela eu consigo levar adiante), mas conheço tanta, tanta, tanta gente que gosta que fico curiosa. Que pena que o fechamento não foi digno dos dois anteriores =(
    Pulei a parte das revelações do enredo pra não pegar nada, mas preciso concordar com o final: a parte gráfica dos livros da DarkSide, de um modo geral, é muito sensacional! Dá vontade de ter todos!

    • Eu espero que você goste da leitura Luly, vale a pena dar uma chance sim ainda mais se você já tem o primeiro, que foi o meu preferido haha :)

  • Ai Dai morro de vontade de iniciar a leitura.
    Acho que eu já disse isso nas suas resenhas anteriores.
    A premissa da história e a personagem chamou a minha atenção (fora que as edições da Darkside são maravilhosas, né?) <3

  • Demorei mas finalmente vim ler o que você achou! E já que eu não escrevi uma resenha, talvez esse comentário fique meio grandinho porque preciso desabafar hehe
    Eu geralmente não ligo se o livro é lento, mas esse tava me incomodando porque não saia da mesma coisa. Eles andavam ou treinavam, discutiam estratégias, brigavam, dormiam e depois tudo de novo. E tudo bem se tivesse servindo para desenvolver os personagens, mas não. Esse desenvolvimento aconteceu no começo e no final do livro, mas o meio foi uma grande enrolação pra mim.
    Fiquei bem chateada com o que a autora fez com o Kaden. Ele é um dos meus personagens preferidos e tinha tanto potencial. Ele virou um personagem secundário nesse livro, se é que chegou a tanto. Parecia que de vez em quando ela lembrava que ele fazia parte da história e o colocava pra falar meia dúzia de palavras. Fora essa parte do dom dele né. Nem sei porque ela colocou isso pra depois cair no esquecimento.
    Eu fiquei realmente brava durante a leitura, quase pensei em largar de tanto que algumas coisas estavam me irritando hahaha. Mas eu realmente gostei do começo e do final do livro e depois com mais calma, percebi que também foi uma série muito querida e importante para mim. Ela tem tantas coisas boas, principalmente o empoderamento da Lia, a amizade feminina. Então resolvi relevar um pouco esse último livro e continuo considerando uma das melhores trilogias que eu li <3

    • Resumiu muito o meu sentimento Ju! Apesar de todos esses pontos que você levantou (e eu também concordo) a trilogia ainda tem um lugar bem especial na minha estante, me envolvi bastante com a escrita da autora, mas o que ela fez (ou melhor, deixou de fazer pelo Kaden) é muito triste mesmo :< hahaha Adorei saber as suas opiniões sobre esse terceiro livro! Beijos ♡

  • Oi Dai! Como vai?

    Bom, primeiramente explicando: eu sou a doida que SÓ LÊ UM LIVRO SE SOUBER O FIM!
    Então quero ler muito essa série, mas tenho algumas dúvidas….
    A Lia é protagonista não é? Ela termina feliz? E o par romantico dela? Também? Ela termina romanticamente feliz (mesmo que isso signifique nao estar com ninguém, o qu eu digo é, se eu terminar de ler nao vou ficar com aquele desejo de ‘puxa como queria que esses dois estivessem juntos’?)

    Se não quiser revelar spoilers aqui tudo bem <3 Me envia por email, mariajulya_mia@terra.com.br

    Obrigada desde já a atenção!

    • Oi Maria! O Final de todos os personagens foram bem ok eu diria. A Lia se depara com questões bem difíceis para resolver. Entre dar prioridade a sua vida e escolhas e a de seu povo.
      Recomendo muito a leitura :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *