Série | O Alienista e um Retrato da Sociedade Nova Iorquina da Época

Resenha de serie o alienista netflix

Depois de Penny Dreadful, era de se esperar que O Alienista chamasse a minha atenção, figurando no duvidoso painel de Principais escolhas para Daiane, na minha conta da Netflix.

Esse Alienista não é o mesmo da obra do Machado de Assis (o que me faz lembrar de uma época em que podíamos tirar xerox de livros, disponíveis na própria escola). De qualquer modo, a definição da profissão alienista vale para ambas as obras, como nos é relembrada no início de cada episódio da série :

No século XIX pensava-se que os doentes mentais eram alienados de sua própria natureza. Especialistas que os estudavam eram conhecidos como alienistas.

O Alienista | A história

Resenha de serie o alienista netflix

Sinopse: Em 1896, o psicólogo Laszlo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York.

Ambientada no ano de 1896, em O Alienista acompanhamos uma investigação criminal sobre assassinatos em série de garotos que se prostituíam pelos becos de Nova York. O núcleo central é composto pelo excêntrico Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), o alienista que dá nome a obra; o ilustrador do New York Times John Moore (Luke Evans) e a secretária Sara Howard (Dakota Fanning) a primeira mulher a trabalhar no departamento de polícia de Nova York.

Diante de um  departamento de polícia corrupto com princípios duvidosos, o trio trava uma pesquisa paralela e logo acaba sendo alvo de perseguições e ameaças. É interessante observar como cada personagem dá a sua contribuição a investigação que vai por uma linha de pesquisa criminal muito mais psicológica sobre a natureza do assassino e as suas motivações.

O retrato da sociedade da época

Resenha de serie o alienista netflix

A ambientação da trama, associada as características do crime (as vítimas eram encontradas com os olhos e os genitais removidos), proporciona a série um forte clima de suspense psicológico. A busca por minúcias que revelasse o modus operandi do assassino é o foco da história, deixando em segundo plano outros temas igualmente interessantes como o preconceito racial, prostituição infantil e o machismo, assuntos que se bem abordados teria dado a série um nível muito mais elevado, além da oportunidade de desenvolver com mais qualidade os seus personagens principais e coadjuvantes.

Resenha de serie o alienista netflix

A contextualização com a época é algo muito interessante de se observar. A série transita entre dois universos separados por imensos abismos sociais. De um lado temos o alto escalão da sociedade e suas luxuosas mansões, de outro, uma sociedade totalmente marginalizada, em becos sujos e hostis, onde famílias inteiras amontoavam-se em cortiços e meninos viam-se obrigados a abdicar de sua infância e juventude trabalhando nos horrendos prostíbulos para garotos.

Toda a ambientação dos cenários, figurinos e fotografia nos causa uma imersão muito boa desde o primeiro episódio. A química entre o trio protagonista é algo bem legal e todos estão bem confortáveis em seus papéis.

O Alienista | Trailer

Apesar desses pontos positivos, O Alienista é uma série que infelizmente, só se sustenta como história de maneira superficial, ao prestarmos mais atenção nos desenrolar dos arcos e da complexidade de temas pouco explorados, é capaz que o desapontamento acabe batendo a nossa porta.

Conforme entra em sua reta final a série deixa escapar alguns furos de roteiro importantes e um episódio de encerramento que deixa muito a desejar. Mas olhando a obra como um todo, ainda assim a experiência continua sendo válida, principalmente por proporcionar um ótimo retrato da sociedade Nova-Iorquina da época e a sua gritante desigualdade.

Classificação do livro: 4 estrelas

Vocês já assistiram a série? Até mais pessoal!

Título: O Alienista | Gênero: Series Policiais, Obras de época, Mistério | Ano: 2018 | Especificações: 1º Temporada, 10 episódios | Diretor: Jakob Verbruggen

Leia Também

10 Comment

  1. Eu li O Alienista de Machado de Assis graças ao meu marido que me indicou o livro, e eu amei, tanto que eu até fiquei curiosa em assistir a série O Alienista da Netflix, até por que eu gosto muito de investigações criminais e pesquisas psicológicas sobre a natureza de criminosos.
    É uma pena que a série tenha alguns furos e que desagrade em alguns pontos, mas ainda assim, vou assistir assim que tiver um tempo, como você disse, vale a experiência.
    Beijo!
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    [SORTEIO NO INSTA]

    1. Dai Castro says: Responder

      Se você já curte esse tema vale a super a pena dar uma chance Leslie <3 Depois nos conta o que achou! Um beijo!

  2. Oi Dai <3
    Estou assistindo a série e cheguei na metade.
    Eu fiquei apaixonada pela fotografia e a forma que usaram os ângulos das câmeras. Tem muitas cenas fortes e reflexivas. Mas senti que eles estão perdendo o foco da narrativa (por querer trabalhar o social e o investigativo) e lendo sua critica senti que o final será como imagino hahahahah.. vou dar uma chance para saber onde vai dar. Gostei do ator que está fazendo o doutor e da Dakota no elenco *_*

    1. Dai Castro says: Responder

      A qualidade técnica é inquestionável mesmo Clayci… infelizmente eles se perdem um bocado, mas ainda assim vale a pena <3

  3. Wow! Apareceu como “recomendado” pra mim também, mas eu não tinha dado muita bola até agora. Apesar de suas observações, fiquei com muita vontade de assistir. Acho que vai ser uma boa distração pra mim nas férias, haha.

    Beijinhos ♥

    1. Dai Castro says: Responder

      Depois nos conta o que achou <3

  4. Depois de 5 anos e meio em intenso estudo e sofrimento universitário, finalmente estou formada e tenho um mês para colocar as séries em dia. Estou terminando as atrasadas e quero uma nova, mas algo mais intenso e com uma história mais consistente.
    Mesmo vendo em sua resenha que há alguns furos na série O Alienista, Dakota me é muito apelativa! hahah Eu sou doida pelas atuações dela e estou pensando em assistir o primeiro ep e ver se é interessante!

    Obrigada pela dica!

    Super beijo
    amavelgirassol.blogspot.com

    1. Dai Castro says: Responder

      Ah como é bom ter esse tempo livre depois de um período intenso de estudos! A Dakota está sensacional, eu pelo menos, também gosto bastante das atuações dela e olhando o contexto do que você me disse, acho que é uma ideia muito boa você assistir o primeiro ep. pra ver se gosta! <3
      Um beijo!

  5. Olá!
    Quando vi essa série na Netflix, juro que pensei que era algo relacionado a “O alienista” de Machado de Assis ^^’ Mas depois, lendo a sinopse, vi que não era bem isso e até fiquei curiosa em assistir pelo trailer. Ainda pretendo assistir algum dia, e agora, sabendo dos pontos positivos, acho que será em breve *-* Só é uma pena que ela não se aprofunde muito :/ Mas será que não farão isso numa segunda temporada? (ou ela só terá uma temporada mesmo?)
    Enfim, parabéns pela critica e obrigada pela dica de série ;)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    1. Dai Castro says: Responder

      O nome engana mesmo, mas apesar das observações eu gostei bastante e recomendo! Por enquanto não há notícias da segunda temporada não, pelo menos eu acho haha! Um beijo e bom fim de semana para você!

Deixe uma resposta