Série | O Alienista e um Retrato da Sociedade Nova Iorquina da Época

Resenha de serie o alienista netflix

Depois de Penny Dreadful, era de se esperar que O Alienista chamasse a minha atenção, figurando no duvidoso painel de Principais escolhas para Daiane, na minha conta da Netflix.

Esse Alienista não é o mesmo da obra do Machado de Assis (o que me faz lembrar de uma época em que podíamos tirar xerox de livros, disponíveis na própria escola). De qualquer modo, a definição da profissão alienista vale para ambas as obras, como nos é relembrada no início de cada episódio da série :

No século XIX pensava-se que os doentes mentais eram alienados de sua própria natureza. Especialistas que os estudavam eram conhecidos como alienistas.

O Alienista | A história

Resenha de serie o alienista netflix

Sinopse: Em 1896, o psicólogo Laszlo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York.

Ambientada no ano de 1896, em O Alienista acompanhamos uma investigação criminal sobre assassinatos em série de garotos que se prostituíam pelos becos de Nova York. O núcleo central é composto pelo excêntrico Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), o alienista que dá nome a obra; o ilustrador do New York Times John Moore (Luke Evans) e a secretária Sara Howard (Dakota Fanning) a primeira mulher a trabalhar no departamento de polícia de Nova York.

Diante de um  departamento de polícia corrupto com princípios duvidosos, o trio trava uma pesquisa paralela e logo acaba sendo alvo de perseguições e ameaças. É interessante observar como cada personagem dá a sua contribuição a investigação que vai por uma linha de pesquisa criminal muito mais psicológica sobre a natureza do assassino e as suas motivações.

O retrato da sociedade da época

Resenha de serie o alienista netflix

A ambientação da trama, associada as características do crime (as vítimas eram encontradas com os olhos e os genitais removidos), proporciona a série um forte clima de suspense psicológico. A busca por minúcias que revelasse o modus operandi do assassino é o foco da história, deixando em segundo plano outros temas igualmente interessantes como o preconceito racial, prostituição infantil e o machismo, assuntos que se bem abordados teria dado a série um nível muito mais elevado, além da oportunidade de desenvolver com mais qualidade os seus personagens principais e coadjuvantes.

Resenha de serie o alienista netflix

A contextualização com a época é algo muito interessante de se observar. A série transita entre dois universos separados por imensos abismos sociais. De um lado temos o alto escalão da sociedade e suas luxuosas mansões, de outro, uma sociedade totalmente marginalizada, em becos sujos e hostis, onde famílias inteiras amontoavam-se em cortiços e meninos viam-se obrigados a abdicar de sua infância e juventude trabalhando nos horrendos prostíbulos para garotos.

Toda a ambientação dos cenários, figurinos e fotografia nos causa uma imersão muito boa desde o primeiro episódio. A química entre o trio protagonista é algo bem legal e todos estão bem confortáveis em seus papéis.

O Alienista | Trailer

Apesar desses pontos positivos, O Alienista é uma série que infelizmente, só se sustenta como história de maneira superficial, ao prestarmos mais atenção nos desenrolar dos arcos e da complexidade de temas pouco explorados, é capaz que o desapontamento acabe batendo a nossa porta.

Conforme entra em sua reta final a série deixa escapar alguns furos de roteiro importantes e um episódio de encerramento que deixa muito a desejar. Mas olhando a obra como um todo, ainda assim a experiência continua sendo válida, principalmente por proporcionar um ótimo retrato da sociedade Nova-Iorquina da época e a sua gritante desigualdade.

Classificação do livro: 4 estrelas

Vocês já assistiram a série? Até mais pessoal!

Título: O Alienista | Gênero: Series Policiais, Obras de época, Mistério | Ano: 2018 | Especificações: 1º Temporada, 10 episódios | Diretor: Jakob Verbruggen

Leia Também

Deixe uma resposta