Já há alguns meses eu namorava alguns trabalhos de Bordado Livre lá no Pinterest, nesse meio tempo também conheci alguns produtores de conteúdo que abordavam o assunto, até que parei de apenas olhar e comecei a colocar a mão na massa, ou melhor nas linhas e agulhas ;)
Eu já estava um tantinho familiarizada com o processo por ter aprendido na infância a bordar em Ponto Cruz. O Bordado Livre traz uma proposta mais moderna com uma infinidade de pontos e diferentes possibilidades de combinações, foi justamente a liberdade de criar que me chamou a atenção para a técnica.
Eu comecei bordando algumas plantinhas, fazendo muitos pontos tortos até ir pegando mais ou menos o jeito ! Ainda faço várias coisinhas erradas, mas com o treino já percebo uma boa evolução.
Compartilhei algumas das minhas experiências nos Instagram, e achei super legal encontrar pessoas no meu feed que também se interessam pelo assunto.
Bordado Livre | Materiais para Começar
Eu comecei a bordar com nada além do básico, eu tinha aqui em casa uma agulha qualquer e um bom pedaço de algodão cru, comprei algumas linhas de meada e um bastidor simples, prontinho, esse foi o meu kit basicão pra começar :)
Há vários pontos que ainda preciso aprender, outros que preciso praticar mais, sempre surge dúvidas pelo caminho e nem sempre o resultado estampado no tecido é o que eu tinha em mente, mas faz parte do aprendizado.
Acho que o meu próximo investimento será uma caneta fantasma que apaga com o calor, acho difícil tirar as marquinhas de lápis do tecido. Ah… eu desenhei direto no tecido, mas há várias formas de passar um risco do papel para o pano, vale pesquisar as técnicas e macetes.
Essa peça inspirada na Anne of Green Gables usei como referência a capa do livro da versão da Puffin in Bloom. Certamente deveria ter pensado melhor nas plantinhas ao redor, sempre que terminava uma delas pensava que tinha estragado tudo, então relembrei que são as minhas primeiras peças e que tá tudo bem não ser perfeito.
Aliás, ela ainda não está totalmente finalizada (nem os cactos ali em cima haha), faltam os detalhes, no caso da Anne, o preenchimento da pele e rostinho que é algo bem delicado e vai exigir bastante cuidado. Posso mostrar o resultado final lá no Instagram, vira e mexe posto algo sobre isso por lá :)
E como vocês bem perceberam, tenho uma dificuldade enorme de manter as linhas organizadas (haha) por mais que já tenha tentado algumas vezes.
Por enquanto é isso pessoal, vocês já conheciam o Bordado Livre? Gostam dessa técnica? Até mais ♡
Sua Anne está ficando maravilhosa!
Awnn obrigada feliz que gostou <3
ai eu acho que tá tudo muito lindinho sim viu ♥ e é algo que fica tão amorzinho na decor do cafofo né? acho linds :)
Verdade, dá um toque a mais, né?
Vai ficando com a nossa carinha haha <3
Tô apaixonada pelos bordados Dai. Sei fazer algumas técnicas, tem um muito legal feito numa agulha especial que tu só vai espetando, conhece? Esqueci o nome hahahaa
Beijos Joi
estantediagonal.com.br
Ahh eu acho que é ponto russo que chama, não é? hahaha Que bom que você gostou <3
Você esta arrasando no bordado Dai! Eu bordo também, tenho alguns quadrinhos espalhados pela casa, já dei alguns de presente também, é uma terapia pra mim ♥
Ah Obrigadaa Jura que você também faz *_*
A Anne *-* oh, minha nossa, eu estou encantada pelos seus bordados! Seu post me lembrou que ainda quero aprender a bordar assim! É tão lindinho, tão delicado <3
É bem relaxante Lu, aprende sim! Acho que é a sua cara também <3
Oi Daí,
Ano passado voltei a bordar quando descobri o Bordado livre e minha história é parecida com a sua, comecei com o ponto cruz quando era criança. Contei no blog sobre minha experiência de voltar a bordar.
Achei suas peças lindas! Eu comprei um organizador grandão e comecei a enrolar as linhas em plaquinhas, depois separei por cores, mas agora já tá uma zona de novo haha.
Essa caneta mágica é ótima! Recomendo muito! Eu faço a mesa de luz com uma travessa de vidro e a lanterna do celular por baixo rs.
Quero aprender aquarela pra preencher rostos por que uma vez fui bordar o preenchimento de um rostinho e ficou horriiiivel! Haha.
Parabéns pelo seu trabalho e vamos trocar figurinhas bordadeiras, sim?
Um beijo, Line.
http://inventandoassunto.com
Nossa realmente a nossa história é bem parecida *_* e acho super legal encontrar outras pessoas interessadas pelo assunto! Preciso tentar essa gambiarra da mesa de luz também <3
Tô doida pra ver os seus bordadinhos e conversar sobre o assunto <3
Beijos!!
Que bordados mais lindos!!! Não tenho nenhuma habilidade manual, mas queria muito aprender.
Beijos
AHH que bom que gostou <3 Um beijo
Oi Daí..
Estou apaixonada pela delicadeza dos seus bordados .Da até vontade de começar a praticar o bordado livre também.
Sua Anne está tão fofa que se você não falasse , eu achava que já tinha sido finalizada.
Beijos
https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com
AWNNN *_* Só vem babi, adoro poder conversar sobre bordadinhos com que sabe ou está aprendendo <3
que post inspirador ♥ estava aqui na quarentena buscando conteúdos legais e me deparei com esse post, me deu vontade de já ir procurar os materias e começar.. deve relaxar bastante, né? e sério, suas fotos ficaram incríveis, parabéns!
Ahhh que bom que esse post conseguiu te inspirar um pouquinho <3
É bem gostoso bordar, mas geralmente preciso estar no "mood" haha
Incrível. Muito bacana mesmo. Lembro como se fosse ontem quando comecei no bordado livre. Tudo em um curso online que me agregou muito, inclusive o pessoal sempre faz promoções. Fazer o curso foi um diferencial. Muitos aprendizados, experiências e histórias. Hoje sou a bordadeira que sou graças aos aprendizados lá de trás, se vocês quiserem conhecer o curso que me ensinou bordado livre é só acessar o link -> https://bit.ly/CursoBordadoLivrePontoCruz
Ah que bacana conhecer mais uma bordadeira ♥