5 Motivos para ler Em Busca de Watership Down

A primeira vez que entrei em contato com Em Busca de Watership Down foi em uma livraria lá no interior de São Paulo. É engraçado como não nos esquecemos de alguns fatos literários como esse, mesmo passados alguns anos desde o ocorrido.

Eu fiquei com essa capa e sinopse na cabeça, e mesmo tendo adicionado o título a minha wishlist da Amazon, muito provavelmente por não estar mais comprando tantos livros, a oportunidade de adicioná-lo ao carrinho parecia nunca chegar haha (Obrigada Re por ter me presenteado com essa leitura tão amorzinho)!

Resenha de livro Em busca de Watership Down Colorindo Nuvens

Em Busca de Watership Down | A História

Em Busca de Watership Down é um livro sobre coelhos aventureiros em busca de um novo lar. Mas, como é de se esperar essa jornada não será nada fácil e é incrível a maneira com que a trama de aspecto tão lúdico pode se tornar tão profunda em diversos momentos.

Vale ainda lembrar que, apesar de termos associado uma certa doçura a figura dos coelhos não encontramos aqui uma história fofinha. Estamos lidando com a vida selvagem, uma luta diária pela sobrevivência, onde além dos predadores naturais (como raposas, arminhos ou doninhas), temos aqui, desafios impostos ao ambiente por meio da interferência humana, assim como, o comportamento violento entre os próprios coelhos.

Tudo tem início quando Quinto, um coelhinho vidente prevê que algo horrível está prestes a acontecer no viveiro onde moram. Alertando o seu irmão Avelã sobre suas premonições, juntos, conseguem convencer alguns poucos coelhos insatisfeitos com a atual condição e liderança do local, a partirem numa jornada perigosa, que tem como destino, as altas colinas de Watership Down, um lugar que inicialmente, parece existir apenas nas visões místicas de Quinto.

O nascimento da obra de Richard George Adams

Escrito em 1972, Em Busca de Watership Down foi inicialmente uma simples história contada por Richard George Adams para as filhas. Foi tentando passar de uma maneira lúdica e educativa, valores de vida para as duas meninas que a história foi se moldando e adquirindo um aspecto muito mais profundo, capaz de dizer muito nas entrelinhas.

Hoje a obra é vista como uma alegoria para questões da sociedade atual como política e religião, sendo inclusive adotado a grade escolar de diversas escolas Britânicas e Americanas ao longo desses anos de publicação.

Resenha de livro Em busca de Watership Down Colorindo Nuvens

Cinco Motivos para ler: Em Busca de Watership Down

Acho que com essa introdução vocês já podem começar a captar a essência do livro, espero que ao final do post, possam estar certos em dar uma chance a essa leitura, principalmente se você é um leitor que ama fantasia infanto juvenil.

Universo rico em detalhes

O universo dos coelhos criado pelo autor é bastante rico. Conhecemos ao longo da leitura, detalhes da sociedade, parte da cultura, idioma, costumes, regimes políticos e aspectos mitológicos que envolvem esses seres que estando na base da cadeia alimentar, enfrentam os mais diversos perigos e conflitos, enquanto acreditam que irão criar uma sociedade mais justa em um lugar melhor.

Aspectos mitológicos da cultura dos coelhos

O autor dá uma ênfase bem legal na mitologia / religião dos coelhos através das histórias do lendário El-ahrairah , um coelho cheio de astúcia e ousadia, que serve muitas vezes, de inspiração e referência aos personagens. Há contos inteiros, intercalados entre os capítulos da trama principal, que são incluídos ao enredo por meio de histórias contadas em um ambiente de descontração, como no conforto de uma toca, ou em momentos aflitivos, para contagiá-los com a coragem do seu ícone.

Personagens Carismáticos

É incrível como eu passei a assimilar a história tão rapidamente (sem ficar toda hora passando pelo filtro de “são apenas coelhos”). De repente a gente conhece cada coelho pelo nome e personalidade, entende a importância de cada um deles na história, e é óbvio que passamos a torcer muito para que nada de ruim aconteça com os integrantes do grupo principal. Mesmo quando eles partem em aventuras de improvável sucesso, o que nos deixa afobados querendo finalizar logo uma parte tensa, só pra depois conseguirmos respirar mais aliviados haha!

O autor consegue criar uma relação de amizade bem legal entre os coelhos, sem desconsiderar as características básicas e instintos naturais a espécie. Em dado momento, percebemos que o grupo que saiu de maneira tão repentina de sua comodidade, se torna pouco a pouco, uma equipe onde cada membro tem a sua importância.

Resenha de livro Em busca de Watership Down Colorindo Nuvens

O Idioma Lapino e os Nomes Fofos

Foi impossível não achar fofo alguns dos nomes dos personagens. O Avelã, o Morango, o Topete, a Trevo, o Sulquinho, o Dente-de-leão são nomes e personagens tão amorzinhos que foi impossível não me fazer retornar as minhas lembranças da infância e adolescência, onde compartilhava da amável companhia do Bolinha, meu coelhinho branco com as orelhas e outras manchinhas pretas. Eu tenho o coração super mole para orelhudos e confesso que ele se quebrou em diversos pedacinhos em vários momentos.

Agora falando do idioma, O Lapino, a linguagem dos coelhos, possui termos próprios que estão descritos no glossário ao final da edição. Não é nada que se compare, a um Laranja Mecânica da vida, mas há vários sufixos, nomes e expressões diferentes que logo assimilamos com naturalidade durante a leitura

O Respeito a Natureza e o Progresso

Em vários momentos a vida de coelhos e de humanos se cruzam pela história, e em sua grande maioria, há sempre uma consequência desastrosa para os animais. O autor nos faz refletir bastante sobre o respeito não só aos coelhos e aos outros animais, mas em relação a natureza em si. Refletimos como a civilização humana e a expansão de suas cidades pode desestruturar toda uma comunidade de animais, obrigando-os s a migrar de um ambiente a outro por terem suas florestas devastadas e completamente transformadas. Será possível encontrar um equilíbrio entre o respeito ao meio ambiente e o progresso?

Resenha de livro Em busca de Watership Down Colorindo Nuvens

Acho que não é a toa que o livro se tornou um verdadeiro sucesso mundial, com mais de 50 milhões de cópias vendidas. E é considerado o principal livro de Ficção Fantástica Infanto juvenil britânico antes do lançamento de Harry Potter.

Após terminar a leitura fui assistir a série animada da Netflix de mesmo nome. Achei o enredo bastante fiel ao livro, porém não consegui me conectar tanto assim. Por experiência própria posso dizer com convicção: Leia primeiro o livro ! Será uma experiência bem mais completa e envolvente.

Nota: ☆☆☆☆☆ ♡ | Título: Em Busca de Watership Down | ISBN: 8542210964 | Ano: 2017 | Especificações: 464 páginas | Editora: Planeta | Comprar: Amazon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *