Livro – Peter Pan de J. M. Barrie

PeterPanZahar-ColorindoNuvens

A editora Zahar tem uma coleção bem legal de livros de bolso. Além de Peter Pan já foram publicados outros títulos clássicos como Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Óz e até um livro de contos de fadas que reúne histórias de diversos autores. A qualidade do livro é muito boa, eu particularmente, gostei muito da combinação da cor e da ilustração da capa dura e confesso que fiquei com uma vontade enorme de adquirir outros títulos da coleção.

A história de Peter Pan já fez parte da infância de milhares de crianças de gerações diferentes. Lançado pela primeira vez em 1911 por J.M. Barrie a trama que alcançou sucesso mundial, ganhou ao longo desses anos, diversas adaptações para o cinema, sendo a mais famosa, a realizada pelos estúdios Disney.

Tudo se inicia quando Peter Pan resolve voltar para recuperar a sua sombra, a qual, havia perdido em uma de suas visitas a propriedade do Sr. e da Sra. Darling, em Londres. O menino, no entanto, traz consigo a fadinha Sininho que derrama um pouco de poeira de fada em Wendy e em seus irmãos, João e Miguel.

PeterPanZahar-ColorindoNuvens

As crianças logo saem voando pelo quarto e diante de uma demonstração tão poderosa do mundo mágico que Peter lhe falara, não pensam duas vezes em embarcar numa aventura até a Terra do Nunca, que fica logo ali, na segunda à direita, e direto até amanha de manhã.

A Ilha, habitada por diversas criaturas mágicas como sereias, fadas, índios peles-vermelhas e até mesmo uma comitiva de piratas liderados pelo Capitão Gancho, proporciona as crianças aventuras surpreendentes e Wendy não demora a assumir o papel de mãe de todos os Meninos Perdidos, que foram parar na Terra do Nunca após serem esquecidos pelos seus pais em algum lugar do mundo real.

PeterPanZahar-ColorindoNuvens

Por detrás de todo o conto de fada, o autor levanta alguns questionamentos interessantes sobre a vida em família e em sociedade. Os personagens possuem personalidade muito intensa e não há o receio de expor os seus defeitos e falhas.

O protagonista, por exemplo, é frequentemente retratado como uma figura arrogante que sempre gostava de se vangloriar de seus feitos, os quais, nunca se lembrava ao certo, se haviam realmente acontecidos ou se fora apenas fruto de sua imaginação. E não é somente a conduta de Peter Pan que é falha, Sininho também expõe com frequência o ciúme doentio de Wendy o que a leva a tomar atitudes extremas, capazes de colocar a garota frente a perigos mortais.

PeterPanZahar-ColorindoNuvens PeterPanZahar-ColorindoNuvens

autor trata também a ideia do amor incondicional dos pais pelos filhos. Wendy e seus irmãos, pouco se lembravam de suas vidas deixadas para trás, porém sempre estiveram convictos de que encontrariam a janela de seu quarto aberta, e que seus pais jamais iriam desistir de esperá-los, mesmo após eles os terem abandonado de maneira tão inesperada e porque não, cruel.

Outra coisa que me surpreendeu foi a forma com que J.M. Barrie conseguiu inserir no contexto de uma historia infantil, cenas de violência. O gosto por aventuras de Peter Pan o levou a participar de batalhas sangrentas que envolviam, mesmo que de uma forma lúdica e sutil, derramamento de sangue e assassinatos.

A obra, sem dúvida traz uma história irresistível para as crianças, mas talvez o seu verdadeiro significado possa não ser totalmente compreendido pelos pequenos leitores, uma vez que na infância ainda não passamos pela transição para a vida adulta, quando somos praticamente obrigados a abandonar o nosso mundo de faz de conta e buscar uma maneira de nos inserir e viver seguindo os padrões impostos pela sociedade.

peterpan-colorindonuvensVocês já conheciam essa edição de bolso de Peter Pan? 

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *