Resenha do Livro: O Diário de Myriam | Darkside Books

Com o Diário de Myriam isso não foi diferente, ao percorrer as páginas entrando em contato com o relato de uma garotinha a registrar as transformações do seu cotidiano, em decorrência de uma guerra que ainda encontra-se em curso, foi algo bastante intenso de presenciar.
Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Cheiros, risos, cores. Tantas lembranças que me fazem recordar minha vida de antes. Lembranças que são como miragens. Tão distantes daquilo que vivo hoje. Daquilo que vejo. Daquilo que sinto.

Incentivada pela mãe, os escritos do diário de Myriam Rawick, começaram a ser registrados desde Junho de 2011 quando Myriam tinha apenas seis anos. A ideia do livro tomou forma partir da colaboração do jornalista correspondente de guerra francês Philippe Lobjois, que a auxiliou no enriquecimento das informações e memórias, possibilitando contar ao mundo pela ótica de uma criança os horrores da Guerra Civil Síria.

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

O Diário de Myriam | A história

Myriam Rawick faz parte de uma minoria cristã. Nascida em Alepo considerada a capital econômica da Síria, a garota nos conta através de uma linguagem simples e acessível, a transformação das pessoas e dos locais frequentados por sua família, a um cenário completamente desolador de caos e incertezas trazidos pelos conflitos.

Vemos aos poucos a proporção da gravidade do conflito tomando forma na vida de pessoas comuns. Como as manifestações contra o governo do ditador Bashar al-Assad ganharam destaques nos noticiários, como os sons de disparos de metralhadora tornaram-se parte da cacofonia habitual da cidade e como os bombardeios estabeleceu o caos na vida de tantas famílias, que viram-se obrigadas a deixar para trás, os seus lares, os seus pertences, a sua história.

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Embora as passagens no diário, em sua grande maioria, sejam bem curtinhas, os escritos de Myriam nos dá uma proporção bem satisfatória para fazer um comparativo com a realidade da região antes e depois da guerra. Alepo, era o lar de muitas famílias, é chocante e extremamente triste visualizar tamanha destruição. No site oficial do livro estão disponíveis algumas imagens do antes e depois de alguns locais após os bombardeios.

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

É importante ressaltar que o livro não tenta explicar a natureza do conflito. O texto se mantém fiel a percepção inocente que Myriam teve da realidade na época, muitas vezes, sem compreender totalmente os rumos e consequências da guerra.

O material que encontramos no livro é bem bacana inclusive, para ser trabalhado com crianças, assim como O Diário de Anne Frank foi capaz de apresentar a tantas pessoas os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial sob uma nova perspectiva, O Diário de Myriam através das passagens do seu dia a dia ao longo desses sete anos, também é capaz de nos informar um panorama político e social importante da Guerra Civil da Síria.

Sobre a edição

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

Tenho treze anos. Cresci rápido, rápido demais. Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bomba. Sei quando é preciso se esconder e como se deve esconder. Mas, principalmente, sei o que é a morte. A perda de pessoas que se ama, e o medo de morrer.

Resenha do Livro O Diário de Myriam Darkside Books

O livro foi lançado pelo selo Dark Crânio, uma linha editorial de não-ficção da DarkSide Books. Diferente dos outros livros da caveirinha, essa edição não é capa dura, porém, encontramos aqui todo o cuidado na arte e diagramação que já vemos no trabalho da editora.

Eu fiquei super feliz de ter recebido a cópia antecipada dessa obra, e posteriormente um pacotinho cheio de amor com esse livro e uma ecobag bordada como a ilustração da capa. O meu único pesar foi o de não ter conseguido publicar esse conteúdo antes, porém, sempre é tempo de recomendar bons livros e O Diário de Myriam é com certeza, um deles.

Espero que tenham gostado pessoal! Vocês já conheciam essa obra? 

Classificação do livro: 5 estrelas

Título: O Diário de Myriam | ISBN: 8594541228 | Ano: 2018 | Especificações: 320 páginas | Editora: Darkside Books | Comprar: Amazon

[Esse livro foi enviado pela Darkside Books]

24 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *