Os Infiltrados é um dos raros filmes Hollywoodianos a respeito da máfia em que a violência não é o principal enfoque. Ela se faz presente, é necessária e confere a trama um clima de constante tensão, mas não ultrapassa o limite que lhe cabe.
Com um enredo elaborado de forma excepcional, em que cada detalhe tem profunda contribuição para o desenvolvimento dos fatos, o diretor Martin Scorsese preferiu abordagens mais psicológicas a violência gratuita que estamos acostumados a presenciar em filmes do gênero.
Baseado na obra chinesa Conflitos Internos de 2002, Os Infiltrados aborda as intrigas e traições presentes na perigosa relação entre a polícia americana e uma famosa máfia de irlandeses.
Matt Damon como Colin Sullivan
Enquanto o recém-formado policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é recrutado para a arriscada missão de se infiltrar na gangue de um dos chefões do submundo americano, Frank Costello (Jack Nicholson), o criminoso alvo das principais operações do departamento de polícia, planta no território inimigo, Colin Sullivan (Matt Damon), o garoto que corrompeu anos atrás e que após tanto tempo passou a usá-lo como um de seus “ratos” infiltrados na academia de polícia.
A vida dupla em que se encontram os personagens centrais é sustentada pelo raciocínio eficaz de ambos protagonistas que precisam localizar soluções rápidas e convincentes dentre as mais diversas situações de perigo.
As cenas tensas entre Leonardo DiCaprio e Jack Nicholson
Enquanto Sullivan assumiu o papel de espião por vontade própria, Costigan sofre com a missão que lhe pressionaram a aceitar. Em uma de suas melhores atuações Leonardo DiCaprio transmite com um realismo absurdo as emoções perturbadas e angustiantes de seu personagem.
Leonardo DiCaprio como Billy Costigan
Os Infiltrados é um filme envolvente e acima de tudo muito inteligente que conquistou merecidamente prêmio na principal categoria do 79º Academy Awards (2007), como melhor filme.