Graphic MSP – Chico Bento Pavor Espaciar de Gustavo Duarte

Chico Bento Pavor Espaciar de Gustavo Duarte é a terceira HQ lançada pelo selo Graphic MSP. Essa aventura da roça se inicia quando, numa noite estrelada e tranquila da vila Abobrinha, extraterrestres assustadores abduzem misteriosamente Chico Bento, seu primo Zé Lelé, o porquinho Torresmo e a galinha Giserda.

A partir dai, cada personagem tenta usar a sua esperteza para salvar a si próprio e a seus amigos. Buscando alternativas para se verem livres dessas terríveis criaturas passam por diversos cenários cheio de referências a cultura pop e fatos históricos que envolvam a presença de extraterrestres em diversos locais do mundo.

Além do humor, uma das coisas mais legais é a caça a referências que iniciamos, quase que, sem perceber. Se olharmos bem conseguimos identificar fatos da cultura mundial e mistérios da humanidade estampados pelos cenários. Os personagens também estão super engraçadinhos tanto pelas atitudes apavoradas diante do desconhecido quanto pelo seu design.

Chico Bento - Pavor EspaciarQuem Consegue achar o sabre de luz escondido entre os diversos instrumentos desenhados? ;)

Gustavo Duarte responsável pela criação do roteiro e da arte de Chico Bento – Pavor Espaciar possui traços bem legais. Ele deu muita expressão e movimentação aos personagens, conseguindo balancear bem a falta de textos já que as imagens conseguem falar por si só.

A escolha do tema para essa história foi baseado principalmente no misticismo que ainda existe em algumas cidades do interior do país. Quem nunca ouviu de algum parente os famosos “causos”, histórias que envolviam a presença de alguns seres de nosso folclore e porque não, de seres extraterrestres?

Pavor Espaciar, assim como as outras Graphic MSP lançadas, tem um material extra bem completo. Além de mostrar parte do processo de criação como os rascunhos da estrutura de algumas páginas, os esboços dos personagens e a arte ainda sem finalizar, encontramos as dicas sobre as referências retratadas nas páginas caso o leitor não consiga identificar todas elas.

Chico Bento e Zé Lelé - by Gustavo Duarte

Estou amando a proposta do projeto Graphic MSP. Além de Pavor Espaciar a primeira fase é composta por Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth; Turma da Mônica Laços de Vitor e Lu Cafaggi e Piteco Ingá por Shiko.

O mais interessante é observar em cada uma desses encadernados o toque que cada autor proporcionou a personagens tão conhecidos e como foram bem sucedidos em preservar as suas principais características e ao mesmo tempo dar-lhes um ar diferenciado.

No vídeo abaixo Gustavo Duarte explica como aconteceu a escolha dos elementos retratados na HQ assim como suas principais influências e desafios! Confira!

2 comments

  • AH, eu tenho “Laços” na versão de capa dura e li junto com a minha mãe embaixo das cobertas, é lindo :D Ai eu saí em busca do “Magnetar” e não achei EM LUGAR NENHUM!!!! Mas esse eu já comprei, to esperando a seca passar e começar a chover para ler ( E eu acabar “”A Hospedeira”, “BrotherBand 2” etc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *