Para viver com mais tranquilidade | 3 coisas que tem me ajudado

Outono Colorindo Nuvens

Uma das coisas que mais me incomodou durante o ano passado foi a minha falta de constância, de continuidade, ou a falta de capacidade de me manter firme com projetos pessoais e outras atividades.

Aos poucos estou aprendendo a não negar os meus sentimentos, mas ao mesmo tempo não mergulhar fundo demais neles. Mais importante do que tentar de todo o modo não entrar em uma crise é me permitir sair dela.

Treinar a não identificação com esses sentimentos pesados é algo que leva tempo. E cá entre nós, quando estamos lá no meio da tempestade fica difícil imaginarmos que algo diferente disso possa nos aguardar mais pra frente. É como estar no limbo. Não vemos solução, somos naquele momento, um caso perdido.

Mas, como diz a monja Coen, em seus vídeos mais curtinhos e palestras (disponíveis no canal Mova) que tanto gosto de assistir, “Nada é fixo nem permanente”. Tudo passa ! E como estamos aqui para aprendermos a ser uma pessoa melhor, nada mais sábio em trabalhar nossas questões internas e aprender a deixar certos padrões sociais doentios para trás e nos empenharmos em criar ao nosso redor uma realidade mais leve e próspera (em todos os sentidos).

Esse texto que começou com outro intuito e acabou me guiando por esse caminho, não tem a menor pretensão de ser um guia ou uma receitinha de bolo que servirá pra todo mundo, mas compartilharei algumas coisinhas que tem me ajudado a lidar melhor com os momentos mais delicados, me trazendo um pouquinho mais de tranquilidade.

Meditação

ilustrações por Tamayo

Estou longe de ser um exemplo nesse quesito, mas mesmo que seja só um pouquinho, a meditação é capaz de acalmar e muito a nossa mente, falo aqui da meditação usada no Zen Budismo, do simples ato de sentar-se em silêncio, sem trabalhar em cima de quaisquer pensamentos. Essa prática me proporciona mais tranquilidade mental, mais clareza. Meditações guiadas também tem sido algo interessante pra mim, principalmente para trabalhar uma determinada questão ou crença limitante.

Respiração Consciente

Quando me deparo com certos desafios ou conflitos do cotidiano e me sinto entrando em uma espiral de pensamentos e medos não coerentes, muitos deles, causados pela ansiedade, paro um pouquinho pra respirar, uma, duas, três respirações conscientes já me traz de volta ao eixo. (Indico esse vídeo da Monja Coen)

Continuidade

Não pare, continue! Continue fazendo, continue trabalhando em seus projetos, se não consegue dar conta de tudo nos momentos mais delicados, tudo bem, dê prioridade para o que é mais importante e indispensável, mas se puder e conseguir continuar, recomendo por experiência própria que não pare totalmente. Já passei por tantas situações assim, em que ao invés de diminuir o ritmo, parei completamente, depois é tão difícil retomar, muitas vezes do zero. Pra mim é muito importante ter constância, sentir que estou caminhando mesmo quando tudo parece perder o significado e a graça de existir.

Outono Colorindo Nuvens

Bom, acho que era isso o que gostaria de compartilhar. Um post nem um pouco planejado que acabou tomando esse rumo, sinal de que precisava colocar isso em palavras e quem sabe ajudar ou inspirar alguém a passar por esses momentos mais delicados da vida.

Até mais pessoal ! Se cuidem ♡

RELATED POSTS

12 Comments

  1. Responder

    Samanta dafini

    17 de abril de 2019

    Eu pensei em começar a fazer meditação, existe muitos apps (que eu sou apaixonada) que fazem meditação e ensina algumas técnicas que são super legais. Respiração consciente foi algo que meu terapeuta me ensinou, e eu indico muito, porque realmente funciona e trás uma calma imediata que até eu mesmo fico boba com isso.

    https://www.dosedeestrela.com.br/

    • Responder

      Dai Castro

      18 de abril de 2019

      A gente entra em outra frequencia, né?
      Realmente bem interessante :)

  2. Responder

    Eliziane

    19 de abril de 2019

    Eu tbm sofro de ansiedade e essas dicas são muito valiosas !!obg por dedicar seu tempo com isso ❤❤❤

    • Responder

      Dai Castro

      22 de abril de 2019

      Ahh fico feliz que tenha te ajudado um pouquinho!
      Eu que agradeço o apoio ❤

  3. Responder

    Thaís

    23 de abril de 2019

    Os vídeos da monja Coen, da Juliana Goes, o livro da Isabel Zborowski (Crie sua Meditação: Mudar o mundo começa dentro de nós) me ajudaram e inspiraram no processo da meditação.
    Obrigada por compartilhar e continue se cuidando :)

    • Responder

      Dai Castro

      24 de abril de 2019

      Vou procurar esse livro! Tem vários livros sobre o assunto que quero comprar <3
      Vamos nos cuidar <3

  4. Responder

    Aline Amorim

    23 de abril de 2019

    Ótimas dicas.. Eu tenho mania de desistir e não dar continuidade a certas coisas!
    Mas vou aprendendo… Beijos

    • Responder

      Dai Castro

      24 de abril de 2019

      Esse é o ponto que mais tem me atrapalhado nos últimos anos !! Mas a gente vai aprendendo aos pouquinhos, né? haha Beijos

  5. Responder

    Chell

    24 de abril de 2019

    Que delíciiiaaa! Dá pra perceber que você tá buscando uma leveza, olha, eu sei que parece que você nunca vai chegar nela, mas eu queria dizer que uma hora a gente deixa ela chegar. A gente para de se cobrar e ela vem. E é bom… você só tem que deixar =D

    • Responder

      Dai Castro

      24 de abril de 2019

      É bem isso Chell, temos que deixar a leveza chegar <3

  6. Responder

    Larissa Zorzenone

    28 de abril de 2019

    Olá
    Gostei muito do seu post. Respiração consciente me ajuda muito também, inclusive quando estou com insônia. Eu sou ansiosa e, quando vejo que estou pra ter uma crise, ou entrar em uma espiral de pensamento, paro e respiro, presto atenção no ar enchendo meus pulmões e depois saindo. Ajuda muito. Meditação também me ajuda, do jeitinho que você falou, só sentar em silêncio, me focar em nada específico.

    Vidas em Preto e Branco

    • Responder

      Dai Castro

      17 de maio de 2019

      Ansiedade e insônia andam juntas, né?
      As vezes a gente pensa em tanta coisa antes de dormir, preocupada com o que fez ou deixou de fazer, pensando nas coisas do dia seguinte, que fica difícil desligar a mente para um sono tranquilo.
      Enfim, respiração consciente ajuda em tantos aspectos <3

LEAVE A COMMENT