Para viver com mais tranquilidade | 3 coisas que tem me ajudado

Uma das coisas que mais me incomodou durante o ano passado foi a minha falta de constância, de continuidade, ou a falta de capacidade de me manter firme com projetos pessoais e outras atividades.

Aos poucos estou aprendendo a não negar os meus sentimentos, mas ao mesmo tempo não mergulhar fundo demais neles. Mais importante do que tentar de todo o modo não entrar em uma crise é me permitir sair dela.

Treinar a não identificação com esses sentimentos pesados é algo que leva tempo. E cá entre nós, quando estamos lá no meio da tempestade fica difícil imaginarmos que algo diferente disso possa nos aguardar mais pra frente. É como estar no limbo. Não vemos solução, somos naquele momento, um caso perdido.

Mas, como diz a monja Coen, em seus vídeos mais curtinhos e palestras (disponíveis no canal Mova) que tanto gosto de assistir, “Nada é fixo nem permanente”. Tudo passa ! E como estamos aqui para aprendermos a ser uma pessoa melhor, nada mais sábio em trabalhar nossas questões internas e aprender a deixar certos padrões sociais doentios para trás e nos empenharmos em criar ao nosso redor uma realidade mais leve e próspera (em todos os sentidos).

Esse texto que começou com outro intuito e acabou me guiando por esse caminho, não tem a menor pretensão de ser um guia ou uma receitinha de bolo que servirá pra todo mundo, mas compartilharei algumas coisinhas que tem me ajudado a lidar melhor com os momentos mais delicados, me trazendo um pouquinho mais de tranquilidade.

Meditação

ilustrações por Tamayo

Estou longe de ser um exemplo nesse quesito, mas mesmo que seja só um pouquinho, a meditação é capaz de acalmar e muito a nossa mente, falo aqui da meditação usada no Zen Budismo, do simples ato de sentar-se em silêncio, sem trabalhar em cima de quaisquer pensamentos. Essa prática me proporciona mais tranquilidade mental, mais clareza. Meditações guiadas também tem sido algo interessante pra mim, principalmente para trabalhar uma determinada questão ou crença limitante.

Respiração Consciente

Quando me deparo com certos desafios ou conflitos do cotidiano e me sinto entrando em uma espiral de pensamentos e medos não coerentes, muitos deles, causados pela ansiedade, paro um pouquinho pra respirar, uma, duas, três respirações conscientes já me traz de volta ao eixo. (Indico esse vídeo da Monja Coen)

Continuidade

Não pare, continue! Continue fazendo, continue trabalhando em seus projetos, se não consegue dar conta de tudo nos momentos mais delicados, tudo bem, dê prioridade para o que é mais importante e indispensável, mas se puder e conseguir continuar, recomendo por experiência própria que não pare totalmente. Já passei por tantas situações assim, em que ao invés de diminuir o ritmo, parei completamente, depois é tão difícil retomar, muitas vezes do zero. Pra mim é muito importante ter constância, sentir que estou caminhando mesmo quando tudo parece perder o significado e a graça de existir.

Outono Colorindo Nuvens

Bom, acho que era isso o que gostaria de compartilhar. Um post nem um pouco planejado que acabou tomando esse rumo, sinal de que precisava colocar isso em palavras e quem sabe ajudar ou inspirar alguém a passar por esses momentos mais delicados da vida.

Até mais pessoal ! Se cuidem ♡

12 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *