Resenha do Livro: Na Escuridão da Mente de Paul Tremblay

Resenha de Livro Na Escuridão da Mente Bertrand Brasil

Desde o ano passado venho me expondo muito mais a literatura de terror e embarcando em histórias sombrias, desde aquelas mais clássicas como Frankenstein e Edgar Alan Poe, terror voltado a psicopatia como Menina Má, ou algo mais gore como Hellraiser. Porém Na Escuridão da Mente trouxe algo inédito para mim: um livro sobre possessão demoníaca e exorcismo.

Obras com exorcismo costumam mexer bastante comigo, me despertando aquele medo irracional que nos faz ficar olhando para os cantos escuros da casa “só para se certificar de que tudo se encontra ok”. Foi assim quando assisti ao clássico O Exorcista e até mesmo com o bastante criticado O Exorcismo de Emily Rose, um filme que até hoje me causa pesadelos.

Resenha de Livro Na Escuridão da Mente Bertrand Brasil

Outra manhã de sábado.  Tudo na casa parecia morto, mesmo que eu não fizesse ideia, naquela época, de como algo morto deveria parecer.

Na Escuridão da Mente | A História

Na Escuridão da Mente de Paul Tremblay conhecemos a família Barret, que definitivamente, não está passando por seu melhor momento. A filha mais velha Marjorie, de apenas 14 anos, começou a demonstrar alguns sinais de esquizofrenia aguda e os gastos médicos superam a renda da família que já estava passando por um momento financeiro delicado.

Sem obter respostas da medicina e vendo a sanidade da filha se deteriorar, John Barret, resolve procurar ajuda de um padre, uma vez constatado na opinião do religioso que o caso se trata de uma possessão demoníaca, o mesmo procura os responsáveis por um programa de televisão com a proposta de documentar todo o processo de exorcismo. Vendo-se sem saída e não sem relutância, a família aceita a proposta inusitada, a partir  de então a casa é invadida por uma horda de câmeras e equipamentos de filmagem transformando em um espetáculo da mídia, o pesadelo enfrentado pelos Barret.

Quinze anos depois do ocorrido, uma escritora famosa, entrevista Merry, a irmã mais nova de Marjorie que decide relembrar os fatos traumáticos que ocorreram no passado, revelando a verdade por trás do programa de TV e os aspectos mais íntimos da família que não passaram pela edição do Reality Show.

Resenha de Livro Na Escuridão da Mente Bertrand Brasil

As mãos de Marjorie se esticaram para cima. Sua pele era da cor de cinzas e suas unhas sujas eram negras como os olhos de um peixe. Então sua voz rouca ecoou como se viesse do fundo de um poço

Algumas Impressões

Um dos pontos mais interessantes do livro para mim, foi acompanhar o ponto de vista através de uma garotinha de oito anos de idade. A transformação do relacionamento familiar e toda a exposição da família em uma situação tão vulnerável, foi algo tenso de se acompanhar e até mesmo, doloroso. Merry é o tipo de personagem apaixonante, impossível não se identificar ou se apegar.

Na Escuridão da Mente traz cenas bem fortes, a escrita do autor foi bem fácil de se imaginar e logo vemos uma espécie de filme criado em nossa mente com momentos tensos de se acompanhar. O legal é que em nenhum momento, o que está sendo exposto nos é dado como a pura ou única verdade. 15 anos já se passaram do ocorrido e a mente escolhe caminhos nem tão objetivos para contornar uma situação extremamente perturbadora e traumática ao olhos de uma menina de 8 anos.

Resenha de Livro Na Escuridão da Mente Bertrand Brasil

A passagem do tempo é como um adereço para a história, aquela que fora contada e recontada tantas vezes que perdera seu significado, mesmo para aqueles de nós que a viveram.

A narrativa é dividida entre o momento presente, os relatos que Merry oferece a escritora e as entradas do blog da mesma, que escreve sobre o assunto através de um pseudônimo. Achei interessante o recurso, mas acho que para essa história, os posts acabaram quebrando um pouquinho o ritmo e a tensão da história, afinal, um livro de terror está aí para nos deixar com o coração saindo pela boca e com os olhos pregados nas páginas sem conseguir desgrudar da cena, não é mesmo?

Apesar desse ponto, o livro como um todo, e o tom da abordagem de um assunto que envolve religião x aspectos psicológicos me agradou bastante e me surpreendeu positivamente em diversos aspectos.

Esse, é com certeza, uma obra que indico para os fãs do gênero ou para aqueles que querem começar a ler literatura de terror com o pé direito! Espero que tenham gostado dessa resenha pessoal! Foi um desafio fazer essas fotos mais escuras e sombrias, brincando um pouquinho com a luz e sombra pra tentar transmitir a atmosfera desse livro que de fofo, não tem nada, haha! Beijos!

Classificação do livro: 4 estrelas

Título: Na Escuridão da Mente| ISBN: 8528621731 | Ano: 2017 | Especificações: 266 páginas | Editora: Bertrand Brasil | Comprar: Amazon

Leia Também

18 Comment

  1. Nossa, esse livra tem uma proposta super diferente ne? Achei a historia interessante. Ainda nao tinha ouvido falar sobre ele. Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Dai Castro says: Responder

      É uma abordagem diferente mesmo, adicionar um reality show a essa situação, né?
      Beijos!

  2. olha, fiquei bem curiosa com esse suspense viu! eu tbm nao me assusto tao facil , to com vontade de ler

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Dai Castro says: Responder

      Obaaa! Uma corajosa por aqui! hahaha
      Espero que goste Lívia, é um livro muito bom, viu?

  3. Oi Dai, tudo bem?
    Eu vou ser sincera, morro de medo de qualquer coisa com essa temática, simplesmente não consigo ler nem assistir
    O exorcismo de Emily Rose me causa arrepios até hoje rsrsr. Ótima resenha, mas não leria rsrss
    Bjus
    Amanda Almeida

    1. Dai Castro says: Responder

      Menina que filme é aquele, eu fiquei impressionada, sério! hahaha

  4. Taí um gênero que imagino que vou correr pra sempre
    Não assisti nenhum filme do tipo nunca e quando passa só a propaganda na tv já tô tampando a cara UHEUHEUH
    Meus maiores medos são espíritos e possessão (SOCORR)
    Imagino que o artificio de blog não tenha combinado tanto assim mesmo com a história, eles poderiam ter escolhido outra forma de mostrar o que passava na cabeça da Merry, mas tá valendo!
    Você leu só de dia? haha (era o que eu faria)
    Beijos!

    1. Dai Castro says: Responder

      HAHAHA esse tema me dá medo também, mas adoro assistir, acredita? HAHAHA!
      Eu li a noite mesmo, e ficava meio que olhando para os lados!
      Beijos!

  5. Eu estou louca para ler livros de suspense, terror e investigação, quero sair da minha zona de conforto e explorar mais gêneros.

    Eu amei a sua resenha e esse livro parecer ser interessante e eu queria dar uma chance a ele, quem sabe.

    Beijinhos
    Jhenny
    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    1. Dai Castro says: Responder

      É sempre muito interessante experimentar novos gêneros literários! Esse é um bom livro para ser o seu ponta pé inicial de livros de suspense e terror!
      Beijos!

  6. Babe, eu amo histórias de terror, mas nunca li nenhum livro do gênero. Adorei a sua resenha e espero poder ler esse livro em breve, já que é ideal para quem quer começar a ler terror, né? Aliás, amei as fotos e amo ainda mais o seu trabalho.

    Beijão, Dai <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Se você gosta da temática exorcismo eu acho um bom livro sim :)

  7. Porabordar um assunto comum no gênero eu achei o enredo bem original, viu? Fiquei com vontade de ler (como sempre quando leio suas indicações) e pretendo dar uma chance, E essas fotos ficaram lindas demais *_*

    1. Dai Castro says: Responder

      OBA!!! Espero que goste e depois conta o que achou , please!

  8. Eu amoooo livros do gênero e super fiquei empolgada pra ler depois da sua resenha. Mas comprei muitos livros nesse mês, vou segurar um pouco o bolso! Parabéns pelas fotos, ficarão lindas!

    Um beijo <3

    1. Dai Castro says: Responder

      Coloca na listinha Thaís! Foi um livro que gostei muito <3

  9. Michele says: Responder

    Lendo, primeiro dia já tive pesadelos, mas tomando coragem para os próximos capítulos…

    1. Dai Castro says: Responder

      HAHAHA Também tive alguns sonhos perturbadores durante o período de leitura! Mas coragem que é bom! :)

Deixe uma resposta