Série | Dark: A Questão Não é Onde, Mas Quando? (Netflix)

Uma coisa que me propus para 2018 é diversificar mais os meus momentos de lazer. Vocês bem sabem que eu amo embarcar em uma boa leitura, mas acho que acabei priorizando demais os livros e deixando de lado a oportunidade de conhecer obras de outros meios. Assim são as escolhas e não estou reclamando.

Esses últimos meses do ano, no entanto, tenho dado mais abertura a filmes e séries e já descobri algumas obras bem bacanas como Alias Grace, adaptação do livro de Margareth Atwood e mais recentemente, o seriado alemão Dark, uma obra de mistério e ficção científica sobre viagem no tempo que ameaça dar um verdadeiro nó na nossa cabeça!

Resenha de serie opinião Serie Dark Netflix

Acho que muita gente tem comparado Dark a Stranger Things, mas as semelhanças são bem superficiais: a trama acontece após o desaparecimento de uma criança, o núcleo é composto (também) por um grupo de jovens em uma cidadezinha até então, pacata e há um mistério acontecendo próximo ao terreno de uma empresa (no caso, uma usina nuclear), mas acho que as associações podem parar por aí. Dark traz uma atmosfera mais densa, as relações entre os personagens são baseadas na desconfiança, e cada um deles é parte importante de uma trama maior.

Dark |  A História

Sinopse: Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar.

O ano é 2019 e o plano de fundo é Winder, uma pequena cidade alemã. Os acontecimentos base para a criação do mistério é o suicídio de um pai de família, e uma carta que não deve ser aberta até uma data futura. Em paralelo, vemos crianças desaparecendo sem deixar rastros, mas tudo leva a um mesmo ponto: a caverna localizada próxima a usina nuclear.

A trama já deixa claro a sua principal característica quando afirma que a questão não é Onde estão as crianças, mas Quando!

Resenha de serie opinião Serie Dark Netflix

É difícil definir um protagonista para a história e talvez isso se mostre um ponto negativo para que o espectador se conecte a algum personagem específico. Esse detalhe, no entanto, não chegou a me incomodar, grande parte da minha curiosidade consistia em descobrir os desfechos menores, entender os fatos que aconteceram no passado dos personagens que foram, em algum nível, formadores de caráter para entender e analisar, as decisões tomadas pelos mesmos, no presente e futuro.

Resenha de serie opinião Serie Dark Netflix

Vários personagens nos são apresentados e é um desafio relacionar quem é quem em diferentes linhas do tempo, assim como o parentesco. Mas, essa dúvida gerada, faz parte da ‘graça’ de entender a série, o que exige um pouco de raciocínio e atenção para o entendimento, até que a resposta realmente venha à tona.

Apesar de uma trama complexa, Dark usa a viagem no tempo de maneira tradicional, explicando até didaticamente os elementos da física que possibilita tal raciocínio.

Dark | Trailer

A fotografia e trilha sonora da série funcionam muito bem. Por caminhar em linhas temporais diferentes, achei que o trabalho com figurinos e cenários também foi bem pensado. Um prato cheio pra quem gosta de séries com clima oitentista, por exemplo. Outra dica é assistir no idioma original (se puder sempre assistam legendado gente pfv!), acho que essa foi a primeira obra que assisti em alemão e estou apaixonada!

A minha única reclamação é sobre os rumos que a história toma nos últimos episódios atingindo proporções exageradas tornando tudo muito mais grandioso que inicialmente, correndo o risco de se perder nas próximas temporadas. Bem… não há nada confirmado, mas essa primeira temporada deixa inúmeros pontos soltos e a proposta de seguir um rumo muito mais ousado que o inicial. Torcendo muito para que a Netflix dê continuidade a produção!

E ai, se animaram em assistir ou já maratonaram?

Classificação do livro: 4 estrelas

Título: Dark | Gênero: Drama, Ficção científica, Mistério | Ano: 2017 | Especificações: 1º Temporada, 10 episódios | Produtora: Netflix

16 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *